Política

Com ampla maioria, PSDB decide absorver o Podemos e oficializa união


05/06/2025

Da Redação / Portal WSCOM

A convenção nacional do PSDB aprovou nesta quinta-feira (5) a união da sigla com o Podemos. A decisão dos dirigentes tucanos apenas formalizou o que já havia sido decidido pelo comando da legenda como medida para combater a perda de quadros políticos que vinha afetando a sigla. Com 201 votos favoráveis e 2 contrários foi aprovada a decisão de incorporar o Podemos à estrutura existente do PSDB.

Inicialmente se especulava que os dois partidos fariam uma fusão, criando uma nova sigla, mas nas últimas semanas passou a se construir o movimento para uma incorporação, com o Podemos sendo absorvido pelo PSDB, para evitar uma disputa jurídica com o Cidadania, partido com o qual os tucanos estão atualmente federados.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Segundo revelado pelo presidente nacional do PSDB Marconi Perillo ao G1, o arranjo entre os dois partidos deverá ser concluído e enviado ao Tribunal Superior Eleitoral na próxima semana. A previsão do deputado federal Aécio Neves, presidente do Instituto Teotônio Vilela (entidade mantida pelo PSDB), é de que a incorporação seja aprovada até outubro.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.