Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Política

VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA


28/07/2022

Imagem ilustrativa

 

Mais do que nunca precisamos dar sentido ao verso do Hino Nacional que intitula este texto. É uma questão de patriotismo e de cidadania. Todos nós que assumimos o compromisso de fazer um Brasil grande, solidário, pacífico e justo, não podemos fugir à luta de enfrentamento aos que insistem em matar a nossa democracia. É, acima de tudo, um dever cívico.

Estamos vivendo um momento histórico em que se faz essencial uma atitude proativa em defesa do Estado democrático de direito, superando eventuais divergências de ordem política ou ideológica. A hora é de união nacional, buscando a construção de um Brasil melhor e de uma sociedade mais justa para todos.

Acabo de participar de um evento promovido pela seccional paraibana da OAB, em parceria com a Associação Paraibana de Imprensa – API, que marcou o lançamento do COMITÊ EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA A DESINFORMAÇÃO. Fiquei entusiasmado em ver a quantidade de entidades representativas da sociedade civil organizada de nosso estado que, espontaneamente, aderiu a esse movimento que vem ganhando força em todo o país.

A democracia não é uma concessão dos poderosos que circunstancialmente dominam o mundo. Ela resulta do acúmulo de lutas populares diante das tentativas de sequestrar dos povos o direito de decidir seu futuro. Não existe sistema político justo onde o povo não seja soberano nas suas decisões. Portanto, toda vez que se percebam ataques às instituições democráticas, com o objetivo de fazer valer o autoritarismo, urge que a sociedade civil organizada reaja, com coragem e destemor, para impedir que os vocacionados para a ditadura consigam sair vencedores nos seus projetos de poder.

Felizmente é o que estamos observando nos dias recentes em todo o território nacional. Enganaram-se os que pensavam que o povo brasileiro permaneceria passivamente assistindo os sistemáticos ataques à democracia, ameaçando, inclusive, o reconhecimento do processo eleitoral vigente com os argumentos inconsistentes de que as urnas eletrônicas não teriam confiabilidade. É cada vez mais crescente a reação contra essas teorias conspiratórias, fazendo valer o verso de nosso hino quando diz: “Verás que um filho teu não foge à luta”. É uma onda que cresce e se espalha, num grito revolucionário pacífico de salvação nacional, ecoado pelos democratas. DITADURA NUNCA MAIS.

Rui Leitão


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //