Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Uma semana depois


08/01/2005

Foto: autor desconhecido.

O saldo da primeira semana nas diversas 223 prefeituras municipais do Estado parece comum, embora com proporções e casos especiais distintos, ao computarem muitos problemas à frente para resolver. A herança, pelo que dizem os novos prefeitos, é de regular para baixo – nesse último caso está João Pessoa.

Os dados levantados e ouvidos pelo prefeito Ricardo Coutinho na sexta-feira, em reunião fechada com todos os secretários, no Paço Municipal, refletem um saldo de enorme preocupação pela inexistência de domínio sobre o atual quadro da prefeitura tratado com caos. Faltam recursos em larga escala, tanto que o Governo Ricardo ainda não sabe quando normalizará o pagamento do funcionalismo.

A impressão que a equipe deixa transparecer é de meio pânico diante do acervo encontrado, até pela falta de domínio sobre os dados anteriores, isto é no Governo Cícero.

Na primeira semana de Governo, Ricardo Coutinho ainda não consolidou as medidas fundamentais, afora nomeação e posse da equipe, nem deixou transparecer como vai agir para superar o revés com a derrota na Câmara Municipal diante das Mensagens indispensáveis ao futuro de sua administração.

Como saldo, afora o nervosismo e revolta pelo quadro assumido, Ricardo chega à segunda semana anotando nos primeiros passos da gestão um deslize localizado no processo de indicação da arquiteta Rossana Honorato para a Ouvidoria, sem que passasse anteriormente por uma composição criada junto às entidades ligadas ao tema. Pegou mal, como se diz lá na Torre, embora a reconhecida professora universitária tenha status e capacidade de assumir o posto.

A questão não está na pessoa, mas no modo operacional que se contradisse com os encaminhamentos anteriores feitos por Ricardo quando deputado estadual.

No mais, ainda não é possível desenhar um panorama claro sobre a capacidade real de todos os auxiliares na execução das diversas intenções e projetos, mesmo que o perfil dos secretários alimente na sociedade a espera positiva de nova etapa na gestão municipal com resultados.

Temos que aguardar, é verdade, mas já está na hora de operar e não só lamentar.

Mais exonerações

O governador Cássio Cunha Lima, antes de viajar para o Piauí, ontem, onde participou de festa do empresário João Claudino, deixou alguns atos assinados para veiculação no Diário Oficial do Estado.

Alguns deles trataram da exoneração de dezenas de pessoas ligadas aos vereadores Aníbal Marcolino e Durval Ferreira, além do ex-presidente da Câmara, Fernando Milanez.

-O governador não tolerará mais postura de aliados que não seja de lealdade – argumentou uma Alta Fonte do Governo, em entrevista, ao WSCOM Online.

Cadê a expulsão?

Os vereadores Miguel Arcanjo, Zezinho do Botafogo e Aníbal Marcolino desafiaram o deputado federal Inaldo Leitão, presidente do Partido Liberal em João Pessoa, a expulsa-los da legenda, como antecipou o parlamentar em entrevista exclusiva no Abra o Jogo.

Os três vereadores foram mais além, ao tratarem Inaldo de “suplente” a serviço de bajulação ao governador Cássio.

Gafe do senador

O senador Ney Suassuna ligou, ontem, para programa de rádio no Estado se queixando da partidarização no processo de eleição da Federação dos Municípios da Paraíba – Famup, com a vitória do candidato Buba, aliado de Cássio.

Antes, numa ligação telefônica ao empresário Buega Gadelha, presidente da Fiep, Ney disse que estava chegando para participar da eleição na Famup, quando foi lembrado pelo líder empresarial: “ senador, a eleição foi hoje, já aconteceu”.

Engajado

O presidente da Câmara Municipal, Severino Paiva, anda inteiramente sintonizado com o Grupo Cunha Lima, em especial o ex-prefeito Cícero Lucena.

Foi o agora secretário de Planejamento e Gestão no Governo do Estado, quem deu o sinal verde para a confirmação de Carlos Coutinho na Procuradoria da Câmara Municipal.

Na retaguarda, em casos especiais, entra em cena o escritório de advogacia de Walter Agra.

Na Capital

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, passa o fim-de-semana em João Pessoa, não só em descanso, mas revendo familiares – entre eles o avô e ex-governador Pedro Moreno Gondim.

Vai ter tempo ainda para conversar sobre política no Altiplano Cabo Branco com o senador José Maranhão.

Anda preocupado com o quadro da prefeitura, mas animado na superação.

Umas & Outras

… A chefe do Cerimonial da Prefeitura de João Pessoa, Dada Novaes, se mantém com o entendimento de que o Governo Ricardo tem estilo cortês e educado, portanto, rechaça comentários de desatenção protocolar ao ex-prefeito Cícero.

… No fim-de-semana, o microempresário Marcos Borges Filho ( Feira Fácil ) conclui projeto de divulgação de seu serviço, que é fazer feira para clientes pelo menor preço da cidade.

…O Mister Caipira, na Avenida João Mauricio, em Manaira, agora entrou na gastronomia nos fins-de-semana com a culinária regional de alto padrão de sabor e custo. Antes conhecido pela música de qualidade, agora aos sábados e domingos atende a clientela com iguarias de sabor comprovado.

… O Sistema Correio trocou a Transamérica pela MIX – rede nacional de rádio, conforme a Coluna havia antecipado há dias.

… A TV Portal do Sol, canal 11 da BIG TV, está com nova programação a partir desta segunda-feira.

… Repercute fortemente na cidade o programa dedicado ao Folia de Rua e Carnaval Tradição na 100.5 FM, através do programa “Abra o Jogo”, comandado pela WSCOM.

Última

“Em cada coisa perdida/
perdidamente pode se apaixonar…” .


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //