Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Um novo ingrediente


13/01/2005

Foto: autor desconhecido.

O mundo político e a Imprensa locais andam tão envolvidos com as brigas paroquiais que, mesmo diante de fatos relevantes em esferas paralelas, pouca importância têm dado, senão a crise pessoais ou de grupos. Só a parte ruim interessa como manchete – dizem alguns renomados jornalistas.

Particularmente não me contento com essa assertiva timbrada pela Mídia do Universo. Tenho plena consciência de que a crise repercute e rende mais, entretanto, nem por isso me deixo passar batido diante de novos caminhamentos dados às negociações em segmentos relevantes da nossa economia.

Refiro-me a dois fatos relevantes gerados nestes últimos dias, uma pela instância pública e outra na iniciativa privada. A primeira delas colocou em pacto assumido o governador Cássio e os reitores das maiores universidades paraibanas (UFPB, UFCG e UEPB ) anunciando aos quatro cantos que vão emplacar projetos de alta monta para a economia paraibana imediatamente.

Lembro, entre tantas coisas tratadas, de projetos experimentados em núcleos habitacionais pobres reduzindo drasticamente o custo da moradia. É um trabalho originado no CCT de João Pessoa, assim como outros criados na perspectiva de uso coletivo a preços módicos e solução enorme.

Outro assunto, ontem abordado pelo presidente da FIEP, Buega Gadelha, no programa Abra o Jogo diz respeito ao crescimento da indústria paraibana, especialmente a de calçados, cujas exportações em 2004 beiraram os U$ 21 milhões. Isso significa recuperação do setor com dividendos a olhos nus.

No paralelo, ainda, o turismo em João Pessoa chegou no atual verão com cara de quem deslanchou enfim. Falta bastante ainda, todos sabem, mas há um quê além das vontades e discursos de campanha atraindo divisas e perspectivas de desenvolvimento na indústria sem chaminé.

Pelo visto, a Paraíba não é só crise e cacete no lombo dos adversários políticos, uns dos outros.

Convocação

Agora é pra valer: amanhã (sexta-feira) a Câmara Municipal discute com perspectiva de votação imediata os novos projetos apresentados pelo prefeito Ricardo Coutinho.

Antes, como anunciou a assessoria de imprensa da Casa, será preciso votar a Medida Provisória que trata da isenção de multas e juros aos impostos municipais.

O presidente dos trabalhos extraordinários será o vereador Hervázio Bezerra.
Nem precisa dizer o trunfo.

`Money que é good´

Em Brasília, o prefeito Ricardo Coutinho encaminha hoje novos projetos voltados ao incremento de recursos, especialmente na área de ciência e de tecnologia.

Ontem, ele orientou os secretários para subsidiarem cada vez mais os vereadores e ainda teve tempo de percorrer as ruas do centro da cidade.

Esteve acompanhado do vice Manoel Júnior e do secretario Francisco Barreto.

Mudanças no Governo

Embora o deputado estadual José Aldemir desminta o tempo inteiro é grande a pressão para que ele assuma a Secretaria do Trabalho e Assistência Social dando vaga a Ricardo Barbosa de ir para a Assembléia Legislativa, como acertou Cássio.

Aldemir até ontem continua desmentindo o que está com questões de horas para acontecer, mesmo de mau gosto do parlamentar.

De cima a baixo

Um aviso aos navegantes: com a reforma no Ministério a ser anunciada na próxima semana pelo presidente Lula entre em ação um novo modelo de composição.

A partir de então, o partido vai indicar de cabo a rabo os nomes dos dirigentes. Isso vale para qualquer Ministério.

Se é assim, se faz recomendável ir logo se preparando.

Umas & Outras

… Walter Aguiar foi visto ontem, em Brasília, sentado à poltrona 13, ouvindo atentamente o Secretário da Comunicação, Luiz Gunshiken, falando sobre modelo de gestão política com profundo teor filosófico.

…Talvez inspirado pelo que ouviu, danou-se a elaborar teses lúcidas para o PT da Capital, após ler declarações de partidários seus sobre a política local.

… O ex-deputado federal Avenzoar Arruda acha que Ricardo começou mal o governo e repete Cícero Lucena.

… Faz tempo Buda Lira não integra mais a assessoria da Secretaria de Cultura.

…O PP não está 100% algodão.

… Chico Franca perdeu a paciência e pediu para Vital Filho deixar o PDT.

Última

“Você viu o Cabeção por aí/ eu não/ eu não…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //