Cinema

RECADO ao próximo Prefeito de João Pessoa


26/11/2020

Candidatos a prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena e Nivan Ferreira

Como eleitor, acredito que temos o direito de mandar um recado direto ao próximo Prefeito de João Pessoa, para falar das coisas que esperamos ter na cidade, para pensar uma vida melhor. Muito simples: além de remédio em casa, de apoio na compra do gás, no plano habitacional, no saneamento, esperamos poder chegar aos postos de saúde e ter atendimento 24 horas, com direito a um ambiente limpo, higienizado, com lugar garantido se precisar permanecer por lá, equipamentos modernos e principalmente atendimento qualificado por parte de bons profissionais desde a triagem (sem aquelas caras feias…), até os enfermeiros, médicos, assistentes sociais e diretores.

Pela manhã, sonho caminhar por calçadas sem buracos até os pontos de ônibus, transportes pontuais, limpos, baratos, com qualidade. Um ônibus que não cobre o valor de um litro de diesel por viagem (isso é uma vergonha, por exemplo, cada viagem hoje, com quarenta passageiros, tem o valor apurado de quarenta litros de combustível em favor das empresas. Uma viagem ida e volta não gasta nem três litros – é preciso rever essas referências). Também gostaria de ver um transporte rápido, confortável. Não como os trens bala do Japão e da China, mas pelo menos um pouco melhor que o que temos hoje, e que demoram horas até aparecer. Pelo menos com ar-condicionado (estamos no Nordeste, um região das mais quentes do Brasil), e um aplicativo de posicionamento. Um BRT (Bus Rapid Transit), sistema de transporte urbano rápido, ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos – bondes modernos), que pudesse levar do Varadouro ao bairro de Mangabeira, pelo acesso paralelo da via oeste, e de lá ao Centro de Convenções, à Estação Ciência, ou à praia do Seixas; ou outra opção que levasse do Varadouro à praia do Bessa através de um corredor periférico pelo baixo Róger, Mandacaru, etc., desafogando o trânsito do centro da cidade…

Gostaria de ver os meus e os filhos dos meus amigos nas escolas públicas municipais projetando um futuro de boas perspectivas, posto que, estariam estudando amparados, protegidos, com material escolar, fardamento, aulas pontuais, professores de primeira e bem remunerados, alimentação, e equipe de profissionais qualificados na educação, além de terem aulas complementares de línguas, TI, esportes, música, dança, teatro, cinema, e outras artes e cultura. Uma escola interativa. Repito, um ambiente inteligente e de futuro. Salas equipadas com tecnologia de ponta, laboratórios, assistência médica, programas técnicos, escolas adaptadas ao cenário de uma realidade com demanda urgente…

Na hora de diversão e entretenimento gostaríamos de ver programações culturais de valor, em que nossos artistas fossem reconhecidos. Só para citar algumas áreas, nós temos artistas e autores que são verdadeiros personagens internacionais nas artes plásticas, na literatura, na música, no cinema, na televisão. Temos hoje mais de dez artistas nas telas do cinema mundial disputando prêmios nos Estados Unidos, França, China, Gramado, Brasília, São Paulo, como é o caso de Zezita Matos, Marcélia Cartaxo, Sóia Lira, Suzy Lopes, Ingrid Trigueiro, Jamila Costa, Buda Lira, Nanego, Fernando Teixeira, Tardelly Lima, Luiz Carlos Vasconcelos, W. J. Solha, e outros. Porque não criarmos mais escolas de artes e um banco de fomento à cultura? Porque não repaginar o evento Folia de Rua – a exemplo do que faz o Galo da Madrugada, porque não trazer de volta o São João da cidade e fazer um grande folguedo?

No Turismo, gostaríamos de ver nossos atendentes falando pelo menos duas línguas, inglês e espanhol. E que possam ser capacitados para desenvolver tratamento especial, boas práticas, desde as mínimas gentilezas aos visitantes vizinhos e estrangeiros. E corredores gastronômicos no Centro Histórico, na Avenida General Osório, no Varadouro, praias. Também um passeio fluvial pelo Rio Sanhauá, onde há 430 anos nasceu a cidade, com guias turísticos vestidos, personalizados em trajes de época, narrando nossa história desde a cultura Tabajara, passando pelo período colonial, até os dias atuais… E que cada turista pudesse passear por nossas praias, visitar nossas feiras, participar de eventos de negócios, turismo religioso e outros e gastar com boa programação e divertir-se, até levar de nós uma lembrança artesanal ou outra qualquer, e uma ótima impressão. Além disso, reativarmos uma nova versão dos Festivais de Verão na praia… Já seria válido.

Que a Tecnologia pudesse alinhar-se às faculdades e empresas privadas nacionais e internacionais, e a exemplo de Recife (hoje com a presença da Microsoft, Facebook, Samsung, Nokia e outras grandes marcas) e Portugal, aproveitasse os velhos prédios do Centro Histórico que dispomos como patrimônio, restaurando, resgatando, movimentando, dando vida (revitalizando), atraindo capital e investimento, e incentivando o mercado de trabalho através da promoção e modelo de uma economia totalmente criativa e sustentável. Que fosse criada como que uma Prefeitura Especial do Centro Histórico da Capital João Pessoa, com autonomia para captação de recursos e investimentos e PPPs. Sim. Precisamos criar departamentos de captação de recursos para atrair investimento e patrocínio para as atividades dos diversos setores da vida da Capital. Precisamos criar bancos de fomento.

Ah! – Nesse momento em que estou escrevendo toca o celular e vou atender. – Era um grande amigo pedindo para anotar o número do candidato, o futuro prefeito. Ele me fala que o conhece, que é um cara experiente e que vai trabalhar ao lado do Governador, com grandes possibilidades para João Pessoa, que vai valer o voto. Digo que estou sonhando, mas gostaria que ele, o futuro Prefeito de João Pessoa, como os leitores, recebesse também esse recado da mensagem acima. Sim, no domingo (29), vamos votar para que tudo isso se torne realidade.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //