Geral

PROTEGENDO A BOLA E A MARCA


24/11/2014

Foto: autor desconhecido.

             Oscar Schmidt, 56, é nordestino de Natal, RN. É ex-jogador brasileiro de Basquetebol considerado um dos maiores de todos os tempos no mundo. Tem 2,05 m de altura, e recorde mundial de pontuação na modalidade esportiva. Jogou nos melhores times do planeta, ganhou medalhas e colocou o nome da Seleção Brasileira no top. Sua história passa também pelo exemplo de superação de problemas de saúde como um câncer no cérebro e arritmia cardíaca. Graças! Digo graças, vírgula; não fosse um lamentável episódio registrado há pouco mais de uma semana na cidade de Caruaru, PE, o seu biógrafo, o jornalista e escritor Odir Cunha, autor do livro Oscar Schmidt, a história do maior ídolo do basquete brasileiro, lançado em 1996, não teria motivo para alterar os dados pertinentes a tão brilhante carreira.

O fato ocorreu que Oscar Schmidt foi contratado para dar uma palestra motivacional em uma faculdade de onde sairia considerado pelos estudantes como sendo arrogante e grosseiro. O seu microfone apresentou problemas e ele recusou outro, dizendo que aquele tipo de microfone era "para amadores", reclamou com a plateia que o fotografava alegando que "estava ali para contar a sua história, e não para ser fotografado", etc. Irritadas com a situação, centenas de pessoas deixaram a palestra antes do término e o assunto tomou conta das redes sociais. Em nota, a FADIRE repudiou a atitude do palestrante e dias depois, também a sua esposa fez declarações públicas renegando o ocorrido.

Oscar Schmidt gozava até então de prestígio pela boa conduta e recordes, sendo uma figura pública de estima. Protagonista de diversos comerciais de televisão de grandes marcas como Olimpikos, Escola Naval, Nestlé, e outras deu a virada de página comprometendo toda uma história, a partir da revelação de um lado frágil, irritadiço, indiferente. A pergunta que não cala é: o que fazer em casos como este, em que o personagem detona sua figura pública licenciada através do testemunho de grandes marcas. Como proteger seus produtos e marcas?

Logicamente o assunto vai parar nos departamentos jurídicos e de direitos autorais recomendando observar de acordo com a melhor tomada de decisão e habilidade para minimizar perdas e prejuízos. Diferentemente do comercial de tv apresentado pela jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, que juntamente com o especialista em lasanhas, o italiano Cesare Giaccone, recomenda os produtos Seara como dos melhores do mundo. Eis ai, dois exemplos em que se apresenta o risco na hora de contratar artistas para promoção de produtos e marcas: Um que deixa a bola cair, outro que põe sabor e bom gosto na boca do consumidor.

Gil Sabino é jornalista e gestor de marketing.
g.sabino@uol.com.br


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //