Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Primeiras medidas


02/01/2004

Foto: autor desconhecido.

Os primeiros dias das diversas prefeituras produziram o esperado: posses dos secretários, discursos dos prefeitos e a busca desenfreada de “meter a mão na massa”, isto é, começar a acessar os dados de cada Secretaria visando identificar a realidade de cada máquina administrativa e financeira.

Em João Pessoa, onde está instalada a prefeitura de maior porte, o domingo foi de muito trabalho para o prefeito Ricardo Coutinho. Começou cedo com uma ação de rua promovida pela Emlur na orla marítima sequenciando-se com revisão das primeiras medidas e, no período da tarde, posse dos secretários e demais dirigentes.

O tom do discurso, entretanto, se manteve no mesmo diapasão: honestidade, transparência, ação real e integração entre equipes e seus representantes. Durante a fala para o conjunto de Secretários no período da tarde, Ricardo Coutinho manteve o mesmo posicionamento para que a motivação não pare na busca de levantar todos os dados possíveis sobre a realidade de cada área.

Mesmo recomendando aos auxiliares para quem não vivam de olho no retrovisor, isto é no passado, ele quer saber de tudo ou de todos os procedimentos e projetos do Governo Cícero, especialmente no campo administrativo (Pessoal) e financeiro.

Mas, como deixou claro na conversa com alguns auxiliares mais próximos, agora o prefeito mais precisar usar de táticas mais eficazes visando impedir sustos ou derrotas, a exemplo da eleição na Mesa Diretora da Câmara Municipal, porque o futuro da administração depende muito de ações no Legislativo.

Agora, Ricardo Coutinho se prepara para as primeiras medidas de impacto, assim como a substituição dos cargos deixados pelos vereadores Severino e Marconi Paiva.

Vamos ver no que vai dar.

Sem posse

O deputado estadual Manoel Júnior não tomou posse ainda na vice-prefeitura, mesmo participando de toda a solenidade de transmissão do cargo, sábado.

Ele revelou em primeira mão ao WSCOM Online que tem até o dia 10 de janeiro para construir posição definitiva.

-Vamos ver no que vai dar, mas vamos aguardar o posicionamento da Câmara – comentou.

Paiva, na mira tucana

O anunciado processo de expulsão do vereador Severino Paiva no PMDB já produziu ação paralela do ex-prefeito Cícero Lucena, atual presidente do PSDB.

Ele nos garantiu que o PSDB e todos os demais partidos coligados estão abertos e dispostos a receber a filiação do vereador eleito em primeiro mandato.

– Estamos à disposição dele, que nos orgulhará com seu concurso político – assegurou.

Secretariado de Cássio

Cícero revelou ao WSCOM Online que conversou com o governador Cássio a sua inclusão na equipe de Secretários, a partir do anúncio a ser feito pelo Chefe do Executivo.

– Estive com Cássio confirmando minha presença na futura equipe, cujos novos nomes ele me disse que anunciará nesta segunda-feira – completou.

Primeiro, o salário

O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, passou o domingo reunido com secretários. Como de sorte aconteceu entre os prefeitos, ele disse que quer ações imediatas para resolver o problema do pagamento do funcionalismo.

– É prioridade resolver o problema dos funcionários – afirmou.

Posse discreta

Os diretores eleitos no Sebrae/PB tomam posse nesta segunda-feira à tarde, na sala do Conselho Deliberativo, no pavimento superior do Shopping Sebrae.

O presidente do Conselho, Marconi Medeiros, o superintendente Carlos Batinga e os diretores Pedro Aurélio e Natanael Roh deflagram a partir de agora uma série de novos projetos e investimentos no desenvolvimento regional.

O orçamento de 2005 está estipulado na ordem de R$ 27 milhões.

Ainda a Câmara

A mudança no rumo da eleição na Câmara de João Pessoa tem a ver com a articulação do deputado estadual Fabiano Lucena e do presidente do Imeq, Percival Henriques – especialmente este último, amigo de Severino Paiva e deflagrador das primeiras conversas diante da constatação das queixas do vereador.

A partir daí foram várias conversas com a última acontecendo sexta-feira à tarde, na residência de Cícero Lucena.

O ex-secretário de comunicação, Carlos César, fez inclusive uma foto dos dois.

Umas & Outras

… O presidente do Conselho Deliberativo, Marconi Medeiros, foi peça chave e importante nas articulações da recente eleição do Sebrae/PB colocando-o como líder das federações.

… O economista e professor Mauro Nunes, dos quadros do Sebrae/PB, é hoje um dos mais procurados consultores no trato de gestão e de planejamento empresarial ou de organismos públicos. Seu celular ( 93131923) anda disparado com tantos convites feitos.

…Até hoje muita gente não entendeu porque o empresário Rômulo Soares, presidente do Creci e um dos primeiros articuladores da campanha de Ricardo Coutinho, não foi chamado para nenhuma missão ou cargo.

… Na posse de Ricardo, foi distribuída uma revista contando a história da campanha. Leva a assinatura da Textoarte (leia-se Silvana e Fernando Moura).

… O senador José Maranhão fica “roxo de raiva” quando alguém trata do caso Severino Paiva na Câmara de João Pessoa.

Última

“Quem ri por último/ ri melhor…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //