Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

PFL constrói novo vôo


11/03/2004

Foto: autor desconhecido.

A conclusão extraída da reunião entre o governador Cássio Cunha Lima e o senador Efraim Morais, anteontem, em Brasília, na qual o PFL disse que terá o médico Reginaldo Tavares como candidato a prefeito de João Pessoa é fato especial com ressonância ainda sem condições de se dimensionar seus efeitos no tabuleiro político.

Em tese, pontificou o posicionamento de que o PFL insiste em gerar alternativa na luta pelo poder para o Grupo Cunha Lima, embora por caminho enviezado ao do prefeito Cícero, ainda se mantendo sem aceitar a opção pefelista.

É evidente que o cenário agora criado cheira a crise, sobretudo porque na atividade político-partidária determinados procedimentos não alinhados logo cedo podem gerar turbulência no futuro.

A questão básica do desconforto começa com o descontentamento de Cícero, comandante do processo na Capital pela ótica do Grupo Cunha Lima, que considera o caminho pefelista uma desfeita como aliado, até por poder contaminar outros partidos.

Pelo que foi construído a partir da conversa anterior, semana passada, entre Cícero-Efraim-Reginaldo sem lograr êxito na vontade de demover Tavares para ser vice de Ruy, e, agora, com o PFL insistindo na mesma tecla de candidatura própria, está na cara que o novo vôo construído é projeto de alta monta.

Efraim diz que tudo será ajustado, não vê crise em curso, acha que há compreensão e endosso de Cássio, pois fala em Pacto criado de estarem juntos no 2º turno, mesmo assim não é exagero admitir reação forte de Cícero já, já.

Tudo leva crer que, de agora em diante, com a nova conjuntura estabelecida pelo PFL, além de se distanciar desse partido, Cícero e Ruy devem anunciar contra-ofensiva reenquadrando os pefelistas na cena da Capital

Lançamento e articulações

O médico Reginaldo Tavares foi acionado, ontem, pelo partido em nível nacional para colocar a campanha na rua com lançamento programada entre 29 de março ou 5 de abril.

Afora isso, está sendo estimulado a cair em campo na busca de novos apoios partidários.

Entrega de cargos

O pré-candidato do PSDB, Ruy Carneiro, admitiu que seu grupo possa vir a adotar tratamento diferente a partir de agora aos integrantes do PFL, que passam a ser tratados como concorrentes.

Uma das primeiras medidas a ser anunciada, hoje, está a entrega dos cargos pelos vereadores e dirigentes do PFL.

– Não pode uma pessoa casada pedir para se separar e ainda querer viver na mesma casa com o novo marido-disse.

Oswaldo na mira

Quem anda no centro do `furacão´ é o Secretário de Turismo, Oswaldo Jurema, pela condição de diretoriano do PFL em João Pessoa.

Uma alta fonte da Prefeitura disse que, em aguçando a crise com os pefelistas, o secretário deverá ser chamado a se definir.

Haverá revista na tropa.

Verba da Cultura

Enfim, a área de cultura do Governo passa a contar com um quantitativo financeiro especial para cuidar dos projetos na área. É que, ontem, a Assembléia Legislativa aprovou o orçamento na ordem de R$ 3,4 milhões.

Trata-se de fato extraordinário, visto que se trata de verba nunca estabelecida, através da dedução do ICMS.

Compensação

O governador Cássio teve uma conversa direta com o presidente Lula tratando de compensação ao volume de recursos pago pelo Governo à União, em face da dívida.

Cássio pediu a Lula que intercedesse junto à BR (Petrobrás) para que libere o equivalente a R$ 50 milhões devido ao Governo paraibano.

Juventude do PMDB

Uma comitiva de número razoável zarpou, ontem, para participar das novas decisões do PMDB nacional, conforme informações reproduzidas, ontem, pela Juventude do partido em João Pessoa.

As novas lideranças do PMDB decidiram participar mais ativamente das discussões internas no partido, inclusive na cena nacional, daí a viagem programada para apresentação de propostas.

Chances de continuar

O deputado estadual Fábio Nogueira, nome sempre lembrado como opção em caso de fim da aliança do PT com o PSDB em Campina, declarou, ontem, que ainda vê chances de manutenção do relacionamento partidário entre as duas legendas.

Fábio, contudo, reproduz o mesmo tom de reconhecimento de que a desconfiança nutrida pela prefeita Cozete estimula crise em nivel capaz de tornar o relacionamento insustentável.

Umas & Outras

• O médico José Romero, reconhecido cirurgião do Estado, assumiu ontem o comando do IPEP, agora cuidando exclusivamente da parte da assistência médico-hospitalar.

• Já a presidente da Pbprev, Izinete Brasil, afirmou que a Paraíba é um dos 13 estados a implantar a previdência nos novos moldes exigidos pelas regras pós-Reforma Previdenciária.

• A WSCOM está se preparando para comemorar 3 anos no próximo dia 30, no MAG Shopping, com direito a diversas novidades.

Última
“Dinheiro na mão é vendaval…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //