Geral

OS MELHORES DESIGNERS DO MUNDO

24/06/2014


Foto: autor desconhecido.

 * Para Deborah Colker e Oscar Niemeyer

No momento em que a terra do futebol vive o foco no grande evento da Copa do Mundo da FIFA, é natural repercutir aspectos em torno de tudo que se apresenta e causa tamanho impacto. Nosso blog foi provocado a partir dos comerciais de televisão que estão sendo exibidos entre um e outro, jogos. Peças incríveis de criação, produção e finalização.

Nossos designers, nossos artistas plásticos, arquitetos, cientistas, estão entre os melhores do mundo. Basta lançar um simples olhar e ver em algumas edições de filmes recentemente lançados como Rio e Rio 2 de Carlos Saldanha; as peças do paraibano Mike Deodato (Mulher Maravilha, Thor, Hulk); a Turma da Mônica de Maurício de Sousa; a arte de Fred Svendsen, Sandoval Fagundes, Raul Córdula, e Milton Nóbrega, só para citar alguns, e muito outros trabalhos espalhados mundo…
A sensibilidade brasileira toma do tropical para estampar através de roupas, embalagens, joias, calçados, micro computadores, smarts, carros, arquitetura, grafites e tudo o mais. Nas diversas metrópoles do mundo o Brasil é naturalmente percebido com atenção especial. Foram os artistas que de uma ou outra forma ampliaram as relações culturais, divulgando o país e suas riquezas e a criatividade como fonte original expandindo diversos outros aspectos.

A criatividade está não apenas na iniciativa e ação de jogadas sensacionais como aquelas do garoto Neymar, e Pelé, mas também na dança, na música, teatro, literatura, filmes, produtos e serviços. E agora com o recurso da tecnologia que vem somar de forma indizível dando ganho de visibilidade e projetando artistas e o próprio país.
Assim, o mercado, a indústria, desde pequenos alfinetes e botões, latas, móveis, portas, igrejas, canetas, projéteis, aos foguetes da NASA, instrumentos da nanotecnologia, e todas as outras imagens, produtos e serviços que interagem em nossas vidas. São os artistas, os representantes legítimos, espontâneos, que tornam ricos os detalhes, que enobrecem e destacam as coisas, o lugar, e com isso atraem negócios, movimentam economias, sugerem eventos e outros processos de desenvolvimento.

O design de objetos, carros, navios, aviões, cidades é assunto obrigatório na cultura de nossas vidas. Desde ver um simples copo para beber água, imaginar o laborioso desenho das lagartas, borboletas, fauna e flora, o perfil do rosto de quase 8 bilhões de seres humanos em movimento, até o cosmos…                                                                       Ah! Voltando da emocionante viagem de cores e vida: são nossos, os artistas, brasileiros que merecem destaque por expressar, com tamanha autenticidade, o conjunto criativo de design a favor de um mundo melhor.

A GORDUCHINHA DÁ O RECADO
https://www.facebook.com/photo.php?v=589873617760148&set=vb.100002125442831&type=3&theater

Aproveitando que o assunto é design, destacamos um case de marketing: as mini garrafas da marca paraibana de cachaça São Paulo, Cristal, conhecida como a gorduchinha. Lindas, pequenas, de fácil manuseio, a nova embalagem compacta dá um toque de souvenir, provocando qualquer um a leva-la para casa como lembrança. Os rótulos são desenvolvidos pela Oficina de Propaganda, sob a coordenação de Milton Nóbrega, bem como os filmes comerciais para televisão e todas as campanhas dirigidas por Alberto Arcela. O produto é já consolidado no mercado, com resultado de liderança a partir do lançamento da nova embalagem, segundo informa a própria fábrica.

Gil Sabino é jornalista e gestor de marketing.
[email protected]

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.