Geral

ONDE ESTÃO AS MARCAS DA PARAÍBA?


24/01/2015

Foto: autor desconhecido.

         A percepção que se tem ao chegar especialmente à João pessoa, a Capital do Estado da Paraíba, é de uma cidade nova, limpa, de ótimo clima e convidativa para se morar. Ou seja, com qualidade de vida e que vem desenvolvendo a cada dia as suas potencialidades. Sim, essa entre outras perspectivas, embora na realidade o crescimento se dê à duras penas. E porque isto? Tanto João Pessoa, como Campina Grande, a segunda maior cidade, e o Estado parecem carecer de planos diretores profissionais e estruturas competentes para tornar possível e viabilizar um real desenvolvimento.
É então diante desse aspecto pobre de estrutura, de pesquisa de mercado, de estudo das ciências sociais, programas de governo, gestão, etc., que as grandes organizações privadas vem e se instalam com suas grandes marcas ganhando vantagem. Se por um lado a própria comunidade demanda serviços e fornecimento, suporte para atender o seu mercado e crescimento, e não o dispõe; por outro, as grandes marcas percebem as necessidade de forma oportuna e a brecha ou, espaço para posicionamento. Simples assim.
A concorrência pode parecer item desafiador, como o é naturalmente. Mas isso não invalida a capacidade dos talentos locais de promover cada qual as suas potencialidades. Ao ver o elenco de marcas do prêmio Top of Mind do Sistema Correio de Comunicação; ao passear pela cidade e até participar de grandes eventos se pode observar a timidez das marcas locais em patrocinar, em promover, em destacar. Ao abrir as páginas dos jornais e revistas, internet e outros veículos, produzidos no cenário paraibano, constatamos a ausência de investimento na comunicação de marcas, deixando grande lacuna.
Governo, educação, saúde, construção civil, alimentos, bancos, automóveis, eletro magazines e automóveis, cosméticos e outros setores são dos mais presentes em todo o estado, confirmando o mercado. No entanto, são poucas as marcas próprias do Estado. Como são poucas também aquelas que conseguem destaque e sobrevivência, e atravessar as barreiras como, só para citar alguns, o Café São Braz e Vila Romana.
As grandes franquias como O Boticário, Bob´s, Mac Donald´s, Habib´s e outras já perceberam o tamanho espaço para instalar suas marcas e manter competitividade no mercado paraibano. Também faculdades particulares, rede de hotéis, bancos, supermercados, concessionárias de automóveis e muito outras. Resta agora as empresas locais despertarem e exportarem suas marcas. É isso.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //