Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O verdadeiro Bloco “Portadores da Folia”


04/02/2013

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Leio no WSCOM uma informação reproduzida, a partir de release (noticia de assessoria), segundo o qual o Bloco “Portadores da Folia” sai nesta terça-feira como ação da FUNAD – importante entidade de políticas para deficientes, só que tomei um susto quando lá não vi a foto do Fundador e mais importante integrante da Folia, Marcone Barbosa.

Sei que pode parecer coisa pequena, abordar este tema com esse viés de valorização humana de Marcone mas, permitam-me dizer que toda discriminação precisa ser combatida e abolida do pedação porque está na contramão da cidadania.

Marcone, para quem não conhece,  é dos carnavalescos que antes mesmo do Oficialismo invadir e tomar conta do Bloco, lá estava ele na fundação do Folia de Rua como autor do hino do bloco e um dos mais atuantes nas lutas pelas conquistas dos Deficientes, muito antes da legislação ser aprovada no Congresso Nacional.

Só que, de uns tempos para cá, a política partidária resolveu bagunçar todos os coretos e todas as instancias, até da Cultura, se intrometendo e causando prejuízos pessoais a gente decente como Marcone que, por não rezar na Cartilha de plantão acaba sacrificado.

Sou testemunha da historia e da luta deste cidadão que nunca se acovardou diante da deficiência possível administrada por Deus dando-lhe coragem e coerência para defender as lutas de seu segmento.

Neste ano, o Bloco sai sem Marcone Barbosa por perto, na coordenação independente possível, por isso manco jamais poderá ser dito que está na sua inteireza de força e prestigio porque discriminando jamais assim poderá ser chamado de autentico.

Um dia a Associação Folia de Rua precisa tomar a decisão de tirar órgão público de sua composição porque a entidade é feita de iniciativas privadas, mesmo que nas elaborações dos festejos possa contar com apoio de gestões públicas.

Um dia, quem sabe, o Folia de Rua fará justiça à historia de Marcone.
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //