Geral

O retorno de Fátima

17/10/2003


Foto: autor desconhecido.

A manifestação pública registrada anteontem à noite, em Guarabira, para recepcionar a ex-primeira dama do Estado, Fátima Paulino, serviu de demonstração de força e prestígio tanto dela, do diretor do Banco do Nordeste, Roberto Paulino, como do PMDB numa fase de ajustes nas campanhas voltadas para 2004.

Apresentada nos diversos discursos como futura candidata a prefeita de Guarabira, Fátima Paulino não fez de rogada ao ouvir tantas convocações, mas preferiu, depois dos pronunciamentos, adotar a cautela e tratar da questão nos tempos que hão de vir.

A multidão – estimada em torno de 10 a 12 mil pessoas, na Praça Lima e Moura – proporcionou o estímulo indispensável a quem se dispõe a disputar cargos eletivos, tanto que ela se animou a entrar de vez no processo, entretanto, isso não é sinônimo de fatura liquidada.

Tudo isso significa dizer que Guarabira, como base importante da geopolítica paraibana, vai será palco de uma das mais fortes campanhas de 2004 porque os grupos da atual prefeita Lea Toscano – leia-se Zenóbio Toscano – e, na roda maior, do governador Cássio Cunha Lima não deixarão a disputa solta sem reação à altura.

Aliás, Fátima Paulino reconheceu, ontem, que vai precisar de trabalho intenso – o que a fez denominar `ter de soar um pouquinho´. Para ser mais preciso, vai ser preciso de suor mesmo, porque as forças de governo vão se unir e agir forte tentando reverter a tendência, hoje favorável a Fátima.

Afora esses aspectos políticos, tratados com denodo por Paulino, o senador José Maranhão e o PMDB, há que ser tratado com jeito também o aspecto da recuperação do tendão da ex-primeira dama, em face ainda do acidente automobilístico em plena campanha.

Embora aparelhada e assistida com nível exemplar, o problema físico na perna é o maior dos incômodos por conta da locomoção restrita para não atrapalhar a recuperação definitiva. Tanto incomoda e merece cuidado especial que, no palanque, anteontem, foi preciso improvisar um elevador no veículo/palco ambulante.

Só que, como ela própria externou, as manifestações populares têm servido de alimento íntimo para superar a adversidade física. `Não esperava tanta gente, mas ver aquela multidão, me senti emocionada e em estado de graça para enfrentar os desafios com luta e amparo dos Meninos de Jesus´.

É a religiosidade, não há a menor dúvida, quem tem consigo manter Fátima Paulino tranqüila e segura da superação do trauma físico assumindo no futuro a disputa pela prefeitura de Guarabira com chances reais de vitória.

Novos passos

O periscópio da WSCOM – www.wscom.com.br – identificou três fatos distintos em Guarabira. Primeiro a presença do médico Roberto Correia Lima acompanhando Fátima Paulino; segundo, o comentário dela ao médico de que a manifestação popular a ajudava a conseguir a cura; terceiro, a decisão de Fátima de ir a São Paulo nesta semana buscar novo reforço de tratamento.

– Quero ficar de pé – captou o áudio do periscópio, sem dificuldades, na frase mais forte dita por Fátima Paulino. Faz por merecer.

Ainda Guará

O empresário Aladim Cordeiro, vice-presidente do PP, se movimentava com visibilidade nos bastidores do showmicio em Guarabira, anteontem. Demonstrava total engajamento na futura campanha.

Foi ele o responsável pela contratação da atração musical da noite.

Dois candidatos

Dentro do grupo de situação na Paraíba e João Pessoa, já há uma corrente em crescente ascensão de tese defendendo que o esquema político tenha dois candidatos à sucessão do prefeito Cícero Lucena, e não apenas um – como quer os mais próximos do PSDB.

O outro candidato, admite a tese, poderia ser do PFL com o compromisso de apoio automático no segundo turno. Por esse caminho, acredita-se em surpresa eleitoral.

Novo presidente

O deputado federal Inaldo Leitão nem deu dimensão, mas é o novo presidente do Partido Liberal em João Pessoa. O dirigente tem, inclusive, ampliado as conversações com a base na Câmara.

Inaldo, que viajou ontem para Sousa – sua base política primeira – reconheceu a pressão nacional do PT para o PL se coligar na Capital.

Sede da Unale

João Pessoa ganhou no final da tarde de sexta-feira a disputa com o estado da Bahia para sediar, em maio de 2004, o Encontro Nacional das Assembléia Legislativas do país.

O presidente Rômulo Gouveia exibiu nova folheteria e material de marketing ,além de exibir duas cartas, de Cássio e Cícero, propondo a sede na capital paraibana.

O deputado Pastor Fausto, representante da Assembléia na Unale, também agiu nos bastidores.

Umas & Outras

… Permitam a revelação / reconhecimento humano em vida, porque noutra estratosfera não tem tanta significação. Sexta-feira, à noite, o empresário Hilton Cândido, da HCR, reuniu no Altiplano uma massa expressiva de familiares e amigos para comemorar aniversário.

… Coadjuvado por Ethel Menezes Cândido, misto de companheira e luz, mostrou o sentido da luta com resultados na vida pelo caminho do trabalho e da decência.

… Lá pras tantas se viu diante de filhos e sobrinhos – todos entre 14 e 18 anos – tocando em guitarras, baixos, violões e percussão e interpretando o melhor da música nacional. Foi cena de encher o peito de satisfação e orgulho pela hereditariedade familiar ligada à música, raiz essa criada nos sambas do morro da Torrelândia e nos cânticos de igreja de Dona Elza.

… Vendo Pablo e Vinicius ( filhos e razões de vida) lado a lado de Alexandre, George, Marcelo, Júnior e Diego apresentando o cancioneiro de primeira me permiti chorar de alegria por atestar que vale a pena viver fazendo da vida uma sucessão de valores com arte de ter amigos.

…Duda, como apelidou Dona Júlia, é orgulho transoceânico, ímpar, imortal.

Última
` Mas é muito bom saber/
que eu tenho um grande amigo…´

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.