Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Paraíba

O pensamento irrequieto de Heitor Cabral e o saldo de um construtor de ideias, materializando-as


13/04/2021

Nunca fui da intimidade de Heitor Cabral, mas ao longo da vida sempre nutrimos ótimas conversas futuristas invariavelmente envolvendo nosso rincão tabajara, de quem projetos não faltavam para ocupar o seu, o nosso quengo contrários ao subdesenvolvimento de nosso estado e região ao longo dos tempos passados.

Creio que minhas primeiras imagens daquele cidadão de corpo esguio, barba às vezes por fazer, era do tempo em que a Paraíba começou a “ser (a) gente” ao pensar seu processo econômico com o professor Clovis Santos Lima na batuta deste novo pensar. Foi quando da criação da Faculdade de Economia.

Eu, criança, ouvia Paulo Rozendo falar na Tabajara naquele projeto de desenvolvimento e assim ficava pensando até onde aquela palavra ia para nos ajudar a crescer.

Reproduzo o conceito de que até os anos 70, nosso estado era uma base geográfica resistente, lutadora mas de pouca riqueza e produção a dividir com os contemporâneos velhos de guerra.

A seca, então, dizimou muita gente e outras tanto tiveram de aderir ao “pause arara” e ser mão-de-obra escrava em São Paulo, Rio e Brasília.

Invariavelmente, nossa conversa com Heitor Cabral perpassava por esta realidade nua e crua sempre na perspectiva de mudar a cena, construir processos que ampliasse a possibilidade de melhor vida às novas gerações.

Acompanhei à distância sua contribuição na CINEP – órgão de real importância no fomento de atração de empresas gerando aquecimento no tal desenvolvimento regional tão fortemente defendido por Celso Furtado, mas à época não tinha acesso como posteriormente.

Depois disso, filosofamos muito sobre os rumos nacionais diante da força ideológica em que ora divergíamos e ora convergíamos com ele durante algum tempo defensor das teses liberais tucanas. Eu não.

Pois bem, nesta 3a feira esquisita perdemos o nosso querido economista Heitor Cabral para a malvada da Covid – com nosso Ministro da Saúde ainda sem fazer o que deveria para conter tantos óbitos. Deus nos guarde.

Até mais, mestre!

UMAS & OUTRAS

…A sucessão 2022 está colocando os Rêgo e Ribeiro em lugares diferentes, pelo que reverberam os senadores Veneziano Vital e Daniella Ribeiro.

…Vené já marcou posição com João Azevêdo e Daniella acena com outro projeto.

…Começa nesta terça-feira o programa em plataforma digital envolvendo Rubens Nóbrega, João Costa, Derval Golzio e Flávio Lucio. Burburinho tomando conta pela expertise dos autores. Aguardemos.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //