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O GRANDE NEGÓCIO DO SÃO JOÃO. VIVA!


23/06/2015

Foto: autor desconhecido.

             O evento de São João é hoje a mais pura tradição nordestina com ampla visibilidade pelo país. Trata-se de um grande negócio de marketing envolvendo marcas, produtos, empresas. Turismo, gastronomia, comércio em geral. É festa!
O que há anos atrás significava apenas comidas de milho do tipo pamonha e canjica na cozinha, fogueiras e fogos na porta de casa, um forrozinho pé-de-serra e balões no ar; transforma-se agora num gigantesco negócio envolvendo comunidades, região, ampliando pelos sertões, capitais e o mundo a fora.

Foram as lembranças de infância, de meu pai ouvindo radio às cinco da tarde com violeiros tocando e cantando repentes; e as viagens com o Rei do Baião Luiz Gonzaga, e o seu filho, e amigo Gonzaguinha, que despertaram em mim o fantástico mundo do interior nordestino. Das tradições, da arte e da cultura. Temos a grata honra de ter vivido ao lado daqueles artistas que tão bem souberam cantar a nossa região. Particularmente Luiz Gonzaga, que cantou a vida sertaneja nos lugares mais longes onde se possa imaginar, ratificando a partir da sua música, das histórias da região, da seca, dos imigrantes, do rio São Francisco que vai correr pro meio do mar, e da Asa Branca que bateu asas pra voar. Também as histórias de Lampião e suas andanças, entre outras imagens que enriquecem junto a tudo isso que em conjunto traduz o homem nordestino. Verdadeiros guerreiros sobreviventes.

Foi também em 1994, conversando com Jurandir Miranda, da Mix Comunicação, na época em que coordenamos campanhas de marketing para a Gessy Lever (hoje Unilever), em Campina Grande, PB; que iniciamos observar a movimentação econômica gerada a partir desses grandes eventos de São João, espalhados por diversas cidades do Nordeste brasileiro. Jurandir nos falava que a festa em Campina movimentava a cidade inteira desde a venda de pregos, madeira e plástico para a montagem de barracas de comidas típicas, a hotel, transporte, turismo, bebida, restaurantes, etc.

Mais, o evento de São João favorece o emprego direto e indireto a grande número de trabalhadores, músicos, dançarinos, artistas. Gera impostos, e atrai milhares de pessoas para a comemoração do santo em destaque. Em cidades como Campina Grande, PB, e Caruaru, PE, a festa chega a durar até o mês inteiro e consta do calendário nacional de eventos, sendo vendida como principal destino turístico nessa época do ano.

Horas imagens, e notícias, publicando e divulgando o que acontece em torno do São João estão registradas na grande mídia. Agora também com espaço nacional em TV, e abordagem das grandes empresas que se preocupam em estampar suas marcas e produtos, e lançar campanhas especiais de marketing e comunicação voltadas para o evento, além de merchandising interagindo diretamente com o público.

Shows de grandes nomes como Alceu Valença, Aviões do Forró, Calypso, Elba Ramalho, Zé Ramalho e até as duplas sertanejas da região sudeste fazem a programação, atraindo milhares de pessoas formando um público que inevitavelmente consome e imprime em suas mentes marcas como Vitarela, Sadia, Coca Cola, Caixa, Itau, Havaianas, Montilla, Caninha 51, Itaipava, Skol, Sonho de Valsa, Natura, Cachaça São Paulo, São Braz, e muito outras que brigam por espaço de patrocínio, porque reconhecem o resultado de investimento junto à essa grande festa. Ou seja, o grande negócio do São João. VIVA!

Gil Sabino é jornalista e gestor de marketing. g.sabino@uol.com.br


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