Paraíba
Novo round na UFPB: a ausência do establishment em torno do reitor, as novidades do rito e tudo a depender do MEC
29/05/2023
A assembleia dos Colegiados da UFPB nesta segunda-feira, 29, registra diversos fatos nos bastidores a afetar o processo que, em tese, culmina com o pedido de afastamento do reitor Valdiney Gouveia, embora toda cena dependa do Ministério da Educação posto que foi quem nomeou o dirigente, portanto, só a ele cabe revisar o ato.
Antes de tratar do rito processual em si, anote-se a ausência da vice-reitora Liana – condutora da assembléia anterior, e do Procurador da UFPB, Carlos Mangueira Filho, logo ausência do atual Reitora.
Como inexiste espaço vazio, a Assembléia constatou ter 2/3 dos Conselhos, logo convocou a decano da reunião, o professor Zaqueu, agora presidente do encontro, no qual ao final o professor relator do processo, professor Jailson José Gomes da Rocha, do Cbiotec, ficou a partir de hoje de instaurar procedimento ouvindo as partes com amplo direito de defesa até 10 para na próxima Assembleia apresentar seu relatório e encaminhamento.
Esta é a síntese do contexto de bastidores desta segunda – feira com direito a interpretações, inclusive sobre a ausência do establishment – o que isto simboliza – com Doutores do CCJ instruindo os Conselhos como a legitimar o processo.
Eis o resumo. Agora, 10 dias depois à UFPB convive com nova Assembleia.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.