Política
No saldo da Reta Final, Lula amplia Voto Útil em vários níveis, enquanto Bolsonaro patina insistindo em resistência infrutífera
20/09/2022

Lula e Jair Bolsonaro - Fotos de Ricardo Stuckert (Flickr @LulaOficial) e José Dias (Flickr @palaciodoplanalto)
Agora estamos na contagem regressiva para os últimos dias da reta final das eleições gerais de 2022 no Brasil com a conjuntura construindo realidade na qual o candidato do PT avança na construção e atratividade dos votos úteis, enquanto Bolsonaro concentra esforços na contramão , posto que só faz focar na tese infrutífera de ilegalidades, ainda atacando pessoalmente sem êxito o seu principal adversário, mas se preparando para o fim do seu projeto arcaico.
Antes de aprofundamento sobre a cena atualmente favorável à Lula, precisamos oportunamente admitir que a polarização entre Lula e Bolsonaro fulminou com a hipótese de Terceira Via, inexistente na prática real, em torno de Ciro Gomes e Simone Tebet, ambos fora do jogo.
BOLSONARO INSISTE
Enquanto Lula enumera uma série de ações de impacto, como foram suas passagens por Rio, Minas, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e São Paulo atraindo votos do universo evangélico, pedetistas, grandes empresários, etc, Bolsonaro de concentrou em passagem pela terra do adversário e viagem a Londres e NY sem acrescentar absolutamente nada de novo.
O presidente enfrenta perdas expressivas entre as mulheres, beneficiários de Bolsas de Emergência e até setores da classe média por duas agressões permanentes na campanha. Além do mais o Auxílio pouco funcionou.
APOIO BRIZOLISTA
Nesta fase, contudo, tem simbolismo muito importante o ato de brizolistas nesta 5a feira, no Rio, em apoio à Lula fragilizando de vez o projeto Ciro Gomes, que vai sair da campanha muito menor e sem moral para o futuro.
SÍNTESE
Diante dos fatos produzidos nos últimos dias pelos candidatos é Lula quem produz mais efeitos e atrai os votos de que precisa para vencer no primeiro turno.
Eis a síntese da vitória de Lula no primeiro turno.
ÚLTIMA
“O olho que existe/ é o que vê…:
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.