Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Mais do que visibilidade


14/01/2005

Foto: autor desconhecido.

Até o final de fevereiro, depois do Carnaval, não só o Brasil volta ao eixo mais intenso da economia, como a Paraíba poderá estar diante de dois fatos auspiciosos, se acontecerem e se os dois personagens em ascensão – os senadores Efraim Morais e Ney Suassuna ou vice-versa – atenderem a expectativa.

Vamos direto ao assunto: agora em fevereiro o Senado elege a nova Mesa Diretora com forte possibilidade de Ney e Efraim serem ungidos às condições de Líder do PMDB e 1º Secretário da Casa. Na prática, significa estarem sentados à Mesa principal do Senado Federal – exatamente onde os tapetes azuis distinguem os representantes dos Estados.

Nos dois casos, embora uma coisa não tenha nada a ver com a outra, os senadores paraibanos andam fortemente cotados anotando, inclusive, apoios com abaixo-assinados dando-lhes maioria até agora.

Se isso se efetiva, é de indagar como a ascensão desses dois políticos pode implicar ou redundar em dividendos em termos de projetos e situações em favor da Paraíba. Aliás, é óbvio imaginar que, em assim sendo, os dois possam, independentemente das cores partidárias, estarem na defesa de benefícios reais para o Estado.

Como se trata de eleição, portanto, “caldo de galinha e precaução não fazem mal a ninguém”, ainda é cedo para cantar vitória antes das urnas apuradas, mesmo assim há uma tendência em curso a favorecer os dois senadores paraibanos tão logo passe o tríduo de Momo.

No que vai e como vai ficar mesmo, na prática, só o tempo dirá mas, pelo andar da carruagem, os filhos de Sr Raimundo e Inácio Bento andam mais cotados do que balão de São João.

Agora só resta aguardar.

MP aprovada

Mesmo com todas as expectativas de clima tenso, ontem, a primeira votação na Câmara Municipal de João Pessoa acabou aprovando, sem problemas, a Medida Provisória do prefeito Ricardo Coutinho prorrogando a isenção de multas e juros de impostos municipais.

Antes precisou de inserir uma emenda aditiva do vereador Tavinho Santos.

Nada demais.

Essência do Fundo

Ontem, além de cuidar da forte crise na Coluna serviçal, o vereador Geraldo Amorim precisou interagir com diversos interlocutores para entender melhor do Empreender JP – Fundo da Microempresa – em discussão na Câmara.

Geraldo Amorim fez uma série de questionamentos à área técnica visando obter subsídios e esclarecimentos acerca dos detalhes da matéria.

O consultor Mauro Nunes foi um dos que o acalmou quanto à questão.

Antes da viagem

Cícero Lucena até que anunciou sua viagem no meio da semana para os Estados, só que resolveu, antes do lazer, produzir uma série de reuniões na Vice-governadoria com diversos secretários de Governo para encaminhamentos de estratégias.

O periscópio detectou a presença do ex-secretário Misael Morais num dos momentos da agenda de Cícero.

Que terá tratado? – indagava-se nos corredores do Centro Administrativo.

Vai ou não-vai

O título do samba famoso bem que poderia ser aplicado ao caso em que o governo trabalha a ida do deputado José Aldemir para a Secretaria do Trabalho, cuja proposta foi feita pelo próprio deputado federal Armando Abílio, entretanto, o parlamentar cajazeirense ainda não bateu o martelo.

Precisa de um encontro com Cássio, que está se efetivando.
Armando Abílio deve ir para outra Pasta.

Ainda a transmissão

Passadas as eleições, tempos depois, mesmo assim o desembargador Marcos Souto Maior resolveu recorrer ao Tribunal de Contas da União para denunciar o trabalho de cobertura desenvolvimento de forma pioneira pela WSCOM no processo eleitoral do Estado.
Ele questionou a exclusividade dos trabalhos.

Esta semana, entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral provou que a cobertura teve a aprovação por 5 a 1 do TRE, além do fato do trabalho ter sido sem ônus e com equipamento e pessoal exclusivos da empresa de comunicação.

Umas & Outras

… O empresário Lafayete Coutinho foi o anfitrião principal do jantar oferecido ao prefeito Marcus Odilon, de quem é amigo há anos.

… O detalhe especial esteve no elenco de convidados, todos ligados ao PMDB e aos senadores José Maranhão e Ney Suassuna, presentes.

… Lafayete Coutinho tem mais amizade com pessoas ligadas ao governador Cássio Cunha Lima.

…Quem tem sido visto volta e meia em João Pessoa é o empresário Armando Klabin, hoje diretor presidente das corporações Klabin em todo o Brasil. Ex – suplente de senador à época do senador Humberto Lucena, o mega-empresário tem casa e gosta de passar dias na cidade.

… A 93.5 FM está a partir deste sábado reproduzindo a programação produzida pela MIX, de São Paulo.

… O prefeito Ricardo Coutinho continua sem usar o carro oficial de prefeito.

… Fernando Milanez está no esquente. Entra em campo nos próximos dias.

Ultima

“ Hoje vou sambar na pista/ você vai de galeria…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //