Ana Adelaide

Professora doutora pela UFPB.

Geral

LIQUIDAÇÃO


24/01/2004

Foto: autor desconhecido.

O mês de janeiro está atípico. Chove, chove e chove. Estamos com cara de julho…em pleno veraneio. Mas uma coisa continua: são as liquidações. Passado o período de festas, Natal e compras, só o que vemos é ponta de estoque, descontos variados e promoções sedutoras – haja %%%%%%%%!!!!!!!

Outro dia entrei meio que blazé no Shopping, numa tarde qualquer, meio sem querer nada. Passando pela loja de sapatos – Arezzo – as vitrines estavam cobertas, porta fechada, e resolvi dar uma espiadinha…é aí que mora o perigo. Logo que entrei, dei de cara com um mercado persa de mulheres com as pupilas dilatadas de tanto prazer e excitação. Pares de sapatos espalhados por todos os lados, mulheres com tamancos altíssimos e pedindo por outros mais altos, as vendedoras agitadas: passa um 37 referência tal… não! dessa cor não tem, desse só tem branco , etc, etc, De repente vi tudo azul, fiquei zonza, respirei fundo e disse, calma: cante um mantra e tudo dá certo! E deu. Pelo menos em parte. Escolhi a sandália que namorava e me vi diante de um dilema gravíssimo: compro a fashion, um arrazo! Ou a rosa clara, mais discreta, mais básica. Não gosto de nada básico. Nasci para o supérfluo, e só gosto das coisas extras. Fiquei um tempão com esse dilema Hamletiano, e foi me dando uma neura, por não conseguir decidir. Comecei a filosofar: Meu Deus! Se não consigo decidir uma cor de sandália, que dirá do resto…Que horror! Fui tomada por um sentimento de raiva e insegurança, e tudo aumentava quando via aquelas mulheres alvoroçadas, encantadas com cada par de sandália laranja que experimentavam. Ah! As mulheres!

Depois de comprar ou não comprar, eis a questão, enfim decidi: Vou levar, claro! É liquidação. Mas vale um gosto…e todos aqueles chavões que murmuramos pra nós mesmo quando queremos nos convencer.Dirijo-me ao caixa, uma fila imensa, cartão para todos os lados, cheques pré-datados, divide aqui, programa acolá, e fiquei a observar as mulheres da fila, todas com 3,4 caixas de pisantes, 2, 3 bolsas penduradas, olha essa que linda? O que é que você acha? Perguntava a minha vizinha de fila. Quase que eu confessava: Socorro! Não me peça tamanha proeza. Lá pelas tantas, avistei um homem perdido numa fila única de verão…Estava tão sereno, calmo, segurando uma caixa única de sandália, e não pude deixar de me encantar com aquele sujeito. Fiquei a pensar, será um presente para a mulher, uma surpresa para a amada, mas que corajoso ficar horas no meio dessa loucura e com tanta calma. Sei que os homens jamais ficam indecisos nas compras, e muito menos se aglomeram nas liquidações. São práticos e objetivos e jamais ponderam se compram uma sandália roxa ou rosa shocking…

Essa loja, A Arezzo, sabe das coisas. Penetra na mente e no imaginário das mulheres. Sabe como nunca, que abaixando os preços de 79,90 para 59,90 as companheiras perdem o sono, e vendem e vendem… Enfim voltei para casa como tantas outras, com minha sacola na mão, e minha sandália rosinha nos pés.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //