Geral
Governo não recua nos Eventos
20/01/2007
O Governo Cássio está decidido a não recuar da decisão de excluir todas as manifestações com caráter de eventos, entre eles o Folia de Rua, Maior São João do Mundo, etc. Não há hipótese de ceder a um ou outro porque a lista de eventos é grande e as condições orçamentárias não permitem exceção, contou com exclusividade à Coluna, o Secretário de Planejamento, Franklin Araújo.
Para o titular da Seplag, a fórmula apresentada pela Coluna de utilizar a isenção do ICMS precisaria também, se fosse o caso, envolver o Fenart, o Festival de Inverno, a participação do Governo em Feiras internacionais indispensáveis por isso, segundo ele, a extensividade da lista impede a adoção de critérios excepcionais.
– Não se trata de medida optativa, ou seja, a decisão do governo tem a ver mesmo com a condição indispensável de ajustas suas contas porque existem outras prioridades urgentes observou.
Como se vê, o governo está inflexível, duro na queda mesmo, entretanto, nem por isso as tentativas quaisquer que sejam de gerar fluxo para a cultura produzida no Folia de Rua e Maior São João do Mundo podem deixar de existir.
Particularmente, insisto que cultura não pode ser tratada como evento descartável, daqueles que se joga fora e não faz falta.
Se é assim, vejo como possível a hipótese do governador Cássio poder em curto espaço de tempo encampar os entendimentos com grandes anunciantes para que, através da Lei Rouanet, possa buscar novos recursos fora do governo como se dá em relação ao Folia de Rua, hoje com o projeto aprovado no MInc mas sem conseguir encontrar patrocinador.
Nesse caso, Cássio poderia servir de interlocutor privilegiado recomendando a grandes empresas, a exemplo da Coteminas, para deduzir de seu imposto de renda o repasse de recursos da Lei Rouanet.
Quero ver agora se ainda vai haver argumento em contrário, diante de um cenário que não gera nenhuma despesa real do governo com quem faz arte e cultura no estado.
Para anotar
A sucessão na Universidade Federal da Paraíba terá candidato de oposição.
Pode ter mais de um.
Brito em alta
O jornalista Marcondes Brito já está em Brasília, depois de passar alguns dias em João Pessoa revendo amigos e casando o filho Bruno sob o zelo da primeira dama Lúcia Brito.
Na capital federal, é ele quem edita a primeira página e de opinião no Jornal de Brasília.
Milanez de volta
O ex-vereador Fernando Milanez refez sua estratégia de mudez ao abrir as portas de sua casa, em Camboinha, recentemente, para recepcionar Paulo Rossi, Denise Rothenburg.
Mais do que isso voltou a ser um experiente leitor da conjuntura política local.
Última
Ei, você ai,
Me dá um dinheiro, aí…
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.