Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Paraíba

Enfim, João Pessoa se projeta para abrigar vanguarda de TIC, Polo Nordeste de Audiovisual e capital da música erudita


20/07/2022

Centro Histórico de João Pessoa (Foto: reprodução)

Felizmente é só uma questão de tempo, de dias até, para estarmos com a cidade de João Pessoa em via de se consolidar como novo Polo Tecnológico em pleno Centro Histórico com muita inovação, da mesma forma como Polo Nordeste de Audiovisual ainda se afirmando como capital da música clássica e instrumental sem igual ao redor. É um novo sopro de vanguarda em construção.

Para se ter uma ideia do impacto desses investimentos, basta lembrar que, recentemente, em audiência com o prefeito Cícero Lucena, o renomado diretor de cinema Jaime Monjardim – primeiro diretor de Pantanal ainda na Manchete – admitiu rever rodar e compor a trilha sonora de novo filme na Hungria, agora em João Pessoa, pelo fato da cidade ter 5 Orquestras de música erudita com padrão internacional, algo que nenhuma capital do país dispõe.

NA ÁREA DA MATARAZZO

Todo o terreno onde funcionou a fábrica Matarazzo no Centro Histórico está em fase de desapropriação pela Prefeitura de João Pessoa fruto da decisão do prefeito de implantar a estrutura do maior Polo Audiovisual do Nordeste com a participação das Orquestras e nível dos artistas e músicos.

Cá pra nós, esta ação com Monjardim e cia tem a ver com a sensibilidade cultural do secretário de Ciência e Tecnologia, cientista Guido Lemos Filho, e do professor doutor David Fernandes com a cúpula da PMJP, ambos envolvidos com o projeto.

VANGUARDA, INOVAÇÃO

No tempo presente, estão avançadas as obras de revitalização do prédio onde funcionará o Parque Tecnológico – “Horizontes de Inovação” – antigo prédio do Colégio Nossa Senhora das Neves, no Centro Histórico da Capital.

Ainda em 2022 já teremos as bases estruturadas para receber inovação de ponta.

EFEITO EM LYNALDO

 

O professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (Foto: reprodução)

 

Já tem repercutido tanto que foi criado e está em fase de implantação o CEEI – Centro de Estudos de Excelência e Inovação- Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque abrigando no Centro Histórico, o Museu Digital em homenagem ao ex-reitor e diversas atividades e cursos de formação, a exemplo do “Filhos da Inteligência” formando jovens em mídias digitais e guias de turismo, entre inúmeros outros projetos, entre os quais o Documentário “A história da Internet e Tecnologia da Informação”, na Paraíba.

O jovem presidente Pedro Tolentino Nogueira, já se doutorando, conduz com empolgação o CEEI.

ÚLTIMA

“Onde houver trevas/que eu leve a luz”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //