Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

E agora, qual o papel e futuro de Ricardo Coutinho na política municipal, estadual e nacional?


11/07/2020

Incrível a realidade em torno do ex-governador Ricardo Coutinho então considerado a maior liderança política da Paraíba, agora, atualmente, respondendo a diversos processos usando tornozeleira e, ainda assim, promovendo ‘lives’ dirigidas aos públicos local e externo com audiência expressiva, mas já sem condições de sequer ser candidato a prefeito de João Pessoa.

A natureza do contexto em torno do ex-governador é elemento ou capítulo especial na história política do estado da Paraíba, de sorte também ecoando para fora da aldeia, porque da condição de líder com poder e perfil nunca visto se transformou em figura abatida, contestada e com inúmeros processos sob acusação de desvios de recursos da saúde.

DIREITO PLENO DE DEFESA

Ricardo Coutinho anda reproduzindo sua defesa permanente acusando o Ministério Público e a justiça estadual de promoverem implacável perseguição à sua pessoa exigindo provas posto que, segundo argumenta, as inúmeras delações não se constituem em provas, pois, insiste, se traduzem em motivações forçadas aos delatores.

O fato é que já são inúmeros os processos, boa parte instruídos pelas 1 mil horas de gravação dele com Daniel Gomes, pivô de toda documentação audiovisual relatando diálogos e negociações que o ex-governador atribui à máfia. Só que, na essência parte de muitos diálogos é nitroglicerina pura porque trata de negociações reais, o que fragiliza sua argumentação.

EFEITO PRÁTICO

Pelas lives dá para atestar que Ricardo ainda tem seguidores, mesmo com alto índice de rejeição por tudo narrado com tamanho impacto que o fez recuar da candidatura a prefeito, algo absolutamente definido anteriormente com favoritismo total, isto antes da Operação Calvário.

Agora, sobretudo na atualidade, o mais importante governante da contemporaneidade da Paraíba sequer dispõe mais de respaldo para juntar uma Frente de Esquerda ampla na Capital em torno do nome lançado por ele, sua esposa Amanda Rodrigues, dai conviverá no atual processo sucessório com candidatura própria do PSB sem a pujança de antes.

Seja como for, a verdade política de João Pessoa exibe um líder referencial desidratado e sem a força imbatível de antes. Está muito menor do que fora.

A vida não é fácil.

UMAS & OUTRAS

…Pela primeira em toda a história do PT paraibano, a candidatura de Anísio Maia em João Pessoa uniu todas as tendências políticas do partido. Inédito.

…Um fator é a necessidade do PT marcar posição na conjuntura, mas a fragilidade em torno de RC ampliou a decisão.

…O PCdoB está finalizando posição na Capital entre PT e Cidadania. Em Campina, cresce a candidatura de Inácio Falcão. Surpreende.

…O Presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Mota, confirma apoio do partido ao nome a ser lançado por Luciano Cartaxo.

…A Resolução com detalhes sobre a Lei Aldir Blanc ainda não foi publicada para ajudar a acelerar o auxílio do governo à cultura.

ÚLTIMA

“O olho que existe/é o que vê…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //