Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Dura reflexão do PT


26/12/2003

Foto: autor desconhecido.

O executivo da Adene, Júlio Rafael, militante ativo do PT na Paraíba, produziu ontem a mais dura análise conjuntura sobre o partido, sem meias palavras, deixando claro que, se não houver, correções de rumo 2004 produzirá forte revés eleitoral nas pretensões da legenda.
    
Em entrevista no programa `Abra o Jogo´, ontem, Julio Rafael disse textualmente que o desempenho de prefeituras como a de Cabedelo e Teixeira considerado desastroso e sofrível, respectivamente, deve repercutir negativamente na disputa em João Pessoa.

– Em Cabedelo, lamentavelmente, a administração do prefeito Dr Júnior tem sido desastrosa – comentou Júlio considerando abaixo da crítica a performance do PT em Teixeira, sobrando apenas a prefeita de Campina, Cozete Barbosa.

Para ser justo, a análise de Júlio Rafael esteve inserida num contexto macro onde a crítica se baseia nas contradições promovidas a partir dos dirigentes do PT. Ele entende e repete nos lugares que, depois de assumir o poder, a cúpula mudou a postura, deixou de ouvir as bases, assumiu condição monocrática e até acumulando funções inadvertidamente.

– O fato é que, desde a composição dos cargos no Governo Federal, a cúpula do partido não ouve mais as bases, considera suas posições as únicas corretas e verdadeiras – desabafou.
    
Júlio Rafael acha que, em 2004, essa mesma cúpula – hoje acumulando cargos no governo e na direção do partido – enfrentará dificuldades enormes afetando o PT porque, sem se desincompatibilizar das funções deve se sentir fragilizada para distinguir o que será encaminhamento partidário de ação governamental.
    
– O presidente Adalberto Fulgêncio, por exemplo, como outros, enfrentará muita dificuldade para distinguir nos municípios como diferenciará o trato de R$ 16 milhões da Funasa, de onde é diretor, diante de partidários que buscam apoio do também presidente regional do partido – e isso é muito complicado afetando a ética também – afirmou.

No caso da candidatura de Avenzoar Arruda a prefeito de João Pessoa, o ex-vereador na Capital disse que a campanha anda perdida sem saber se diferenciar nem se impor diante da polarização entre os candidatos principais da disputa.

– O PT, pelo que tenho sabido, está a reboque das outras candidaturas e partidos perdendo a condição primeira de oposição na disputa da Capital – observou.
    
Por fim, diante da conjuntura que põe o PT como Governo, Júlio Rafael destacou que, pela primeira vez, as candidaturas do partido já não mais precisam de exemplo externos porque a realidade interna é suficiente para levar o PT a julgamento em face do desempenho de suas administrações próximos pois, para ele, a situação é preocupante. `Ou o PT reage ou será derrotado fragorosamente´.
    
Convites recusados
    
Antes da entrevista de Júlio, o deputado estadual Ruy Carneiro ligou para explicar sua agenda durante o dia pelos bairros da capital. Ao saber da presença do ex-vereador, o pré-candidato do PSDB, fez uma revelação sem desmentido:

– Júlio Rafael só não foi secretário de Cícero ou de Cássio porque não quis, mas foi convidado com recusa subseqüente aos convites feitos – afirmou.

Conflito jurídico
    
Na esfera de Governo, advogados divergem do encaminhamento dado pelo coordenador da Reforma Administrativa, ex-conselheiro Juarez Farias, no trato de diversas questões ligadas ao funcionalismo.
    
A questão da incorporação dos secretários é uma delas porque, segundo especialistas, enquanto há decisão pronunciada pelo Supremo Tribunal Federal de constitucionalidade, o entendimento do coordenador se mantém contrário.

– Ele é extraordinário em questões administrativas, mas não pode continuar falando em matérias jurídicas, que não as domina – disse um jurista cassista.
    
Candidatura na UFPb
    
O professor Rômulo Polari, atual pró-reitor de Planejamento, garantiu ontem que está programando para a primeira quinzena de 2004, com a professora Yara Matos, o lançamento das candidaturas a reitor e vice da UFPb.
    
– Estamos nos estruturando para oferecer um projeto de gestão moderno e profundo – sintetizou.

Aspone no Sebrae
    
Desembarcou nos birôs do Ministério Público Federal e Tribunais de Contas, queixa formulada sobre a existência de `Aspones´ percebendo até R$ 10 mil sem um único segundo de trabalho no Sebrae da Paraíba.
    
A notícia originada inicialmente num veículo de comunicação do Estado provocou inúmeras reações interna e externamente, diante de novas informações de que foram promovidas novas `ascensões´ e remanejamentos no mesmo nível inaceitável.

Umas & Outras
    
… Na coluna de ontem, uma informação reproduzida pareceu truncada, daí o repeteco esclarecedor. Auditoria promovida pelo Sebrae Nacional determinou a rescisão de contrato do ex-funcionário do BB, Eraldo Palmeira, da assessoria de comunicação do órgão por considerar o contrato eivado de irregularidades.
    
… A medida tem respaldo do Conselho Deliberativo, o que faz nula a resistência para que o ex-assessor volte ao cargo.
    
… Depois de conceder entrevista hoje, em Campina Grande, o governador Cássio Cunha Lima ruma para a Granja Santana onde oferece almoço de confraternização aos profissionais e veículos de comunicação.
    
… O deputado estadual Artur Cunha Lima assumirá a presidência do Treze.
    
… Carapibus foi a praia do Litoral Sul escolhida pelo deputado Manoel Júnior, pré-candidato do PMDB, para descanso de fim-de-ano.
    
… Os advogados Salete e José Ricardo Porto foram vistos também na redondeza.
    
Última
    
`… Tem gente perto demais de Deus/tem gente que deixa Deus sozinho…´


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //