Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Como fica a disputa do governo na Paraíba depois da pesquisa Vox Populi, impugnação de RC e efeitos no Senado


10/09/2022

 

 

As duas próximas semanas se projetam com natureza especial diante dos novos fatos registrados nos últimos dias a partir, principalmente, da decisão por unanimidade do TRE/PB de impugnar a candidatura de Ricardo Coutinho ao Senado afetando fortemente a disputa senatorial e, sobretudo, a candidatura ao governo de Veneziano Vital.

 

É evidente que, como estratégia, Ricardo, o PT e Vené vão jogar para seus eleitores de que a candidatura está mantida e que há recursos no TSE e STF, entretanto, a decisão do TRE/PB à unanimidade é fator muito forte a impedir, em tese, obtenção de medidas cautelares como é o intento do candidato impugnado.

 

Este aspecto de unanimidade é, na prática, o elemento de maior dificuldade enfrentado pelo ex-governador nas duas decisões do TSE tornando-o inelegível. É por isso que há meses, seus advogados tentam e não conseguem meios legais para garantir sua elegibilidade.

 

A dados de hoje o cenário é de muita dificuldade levando o líder petista a manter estratégia para chegar ao último dia com sua imagem na urna eletrônica podendo trocar por Amanda, sua esposa, na reta final.

 

ATRAPALHA VENÉ

 

Os números da Vox Populi dando João Azevedo com 35%, contra 17% para Veneziano, expõe um cenário de segundo turno, mas se faz importante acompanhar os efeitos da impugnação de RC porque o voto útil pode vir a ser empregado nas 2 últimas semanas e, em sendo assim, altera pro João a projeção de reta final.

 

Ainda será preciso entender os efeitos da impugnação de Ricardo na disputa pelo Senado, porque Efraim Filho busca se consolidar de vez diante do possível crescimento de Pollyana Dutra beneficiada pelo fato de puder atrair os votos progressistas herdados de RC diante da postura de Efraim.

 

Trocando em miúdos, a dados de agora, só João está assegurado na liderança e já no segundo turno.

 

ÚLTIMA

 

“O olho que existe/ é o que vê…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.