Política

Cícero e João Azevêdo: A sintonia político-administrativa que há tempos não presenciamos na Paraíba

08/01/2021


Cícero Lucena e João Azevêdo estiveram reunidos em vários momentos esta semana

“Fomos eleitos para cuidar de João pessoa, não para falar de política”. A frase dita pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas), na última quinta-feira (7), indica claramente que o foco, nesse início de gestão, é realmente trabalhar e governar João Pessoa. Aliás, a pauta administrativa imposta pelo progressista nesses primeiros dias tem ditado o ritmo da imprensa local, que permanece ávida por novos fatos políticos que, diga-se de passagem, é o que move a audiência dos grandes veículos e é o interesse principal de grande parcela da população.

Nesse interim, o prefeito ganhou um parceiro fundamental para cuidar da cidade. É o governador João Azevêdo (Cidadania), principal aliado nas últimas eleições municipais, que esta semana, em gesto surpreendente, buscou pessoalmente o progressista para formalizar uma agenda positiva em favor da Capital de todos os paraibanos.

Em visita de cortesia promovida pelo governador João Azevêdo ao prefeito da Capital, quando o normal tem sido o contrário – o Chefe do Executivo Municipal é quem busca um espaço na agenda do Estadual -, mostra, primeiro a humildade de Azevêdo e, segundo, o quanto de sintonia política-administrativa e vontade de trabalhar em conjunto estão presentes nos dois gestores.

E, os primeiros frutos já começaram a surtir efeito. Após o encontro, Cícero Lucena e João Azevêdo realinharam o discurso, ratificaram os compromissos de campanha e iniciaram a pauta de compromissos, entre Prefeitura e Estado, com prioridade para ações e obras nas áreas de infraestrutura e saneamento, educação, saúde, meio ambiente, pavimentação e mobilidade urbana.

Como prioridade inicial, os gestores firmaram convênio, por meio da atuação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), com foco nos serviços de esgotamento sanitário e saneamento básico da Capital. E o trabalho já começou nesta sexta-feira (8), com Cícero e João na Praia de Tambaú, autorizando o início dos trabalhos para identificar ligações clandestinas das águas pluviais para a rede de esgoto ou esgoto direcionado para as redes pluviais. A ação deverá solucionar um problema histórico na Orla da Capital. O resultado serão praias mais limpas, mais seguras para os banhistas.

Ainda na faixa litorânea, Cícero Lucena já acenou para o governador que determinará a celeridade em liberação dos alvarás de construção de empreendimentos no Polo Turístico Cabo Branco. Outro ponto anunciado foi a realização de ações definitivas, em parceria com o Governo do Estado, para a preservação da Barreira do Cabo Branco.

João Azevêdo fez visita de cortesia a Cícero e, juntos, os dois formalizaram parcerias

SAÚDE

Na saúde, os dois gestores firmaram compromisso para trabalhar a redução das filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS). Cícero Lucena anunciou a criação do Programa ‘Opera João Pessoa’, que seguirá o modelo do recém lançado ‘Opera Paraíba’, por João Azevêdo, no Governo do Estado.

Os gestores ainda mantém a expectativa do início da vacinação contra a Covid-19, e já anunciaram que dispõem de planos de imunização para a população e que aguardam apenas a liberação das vacinas, por parte do Governo Federal, que deverá ocorrer até o final de janeiro.

PARQUE TECNOLÓGICO E CENTRO HISTÓRICO

Outro ponto que marcou a sintonia entre os dois gestores foi a formalização do interesse na instalação do Parque Tecnológico de João Pessoa. Primeiro, João Azevêdo anunciou a desapropriação do Colégio Nossa Senhora das Neves para instalação do órgão. Segundo, Cícero sinalizou a revitalização da Praça Dom Ulrico, em frente ao educandário.

O Centro Histórico da Capital, antes esquecido, passará a ser valorizado por essa, entre outras medidas, a exemplo da reforma do Conventinho também anunciada nesta sexta. O prefeito, aliás,  ainda visitou a Casa da Pólvora e o Hotel Globo, entre outros imóveis da PMJP, e assegurou investimentos importantes na região.

SEM ESPAÇO PARA O RAME-RAME DA POLÍTICA

Ao se posicionar totalmente alheio a disputa pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), envolvendo dois vereadores aliados – Bruno Farias (Cidadadia) e Mikika Leitão, que apesar de eleito pelo MDB adversário, já anunciou apoio ao gestor com o ingresso do filho, o deputado Felipe Leitão (Avante), no Governo – e alegando a autonomia dos poderes, e sem dar ouvidos a rumores de insatisfações de partidos aliados sem espaço no governo, Cícero segue buscando ‘in loco’ arrumar a casa.

E, o prefeito demonstra ter pressa. Com dificuldade em obter informações reais do governo anterior no período de transição, ele tem priorizado uma agenda cheia de visitas diárias, pessoalmente e junto com a equipe de auxiliares, em vários órgãos, a exemplo de unidades hospitalares, escolas municipais, aterro sanitário, entre outros, e apresentado medidas emergenciais para caso a caso.

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.