Ana Adelaide

Professora doutora pela UFPB.

Geral

Brasília é uma festa!


18/10/2016

Foto: autor desconhecido.

A minha festa!

“Brasília era linda sim, seus traços, o céu, seu cinza e seu concreto. No entanto, faltava algo para o sonho estar completo. Eis que Niemeyer teve a brilhante ideia, e para o cerrado ele trouxe Athos Bulcão, artista carioca por quem ele tinha muito afeto. Com seus painéis, azulejos, cor e geometria, Athos revolucionou e deu vida a Brasília.”

Fui lançar meus livros de crônicas – Brincos, pra que te quero? e De paisagens e de outras tardes, em Brasília. Um lançamento doméstico, feito por amigos e família. Um encontro para celebrar as estórias e também uma reverência a um passado nem tão longínquo assim. Também, uma tentativa de divulgar os livros além das fronteiras de João Pessoa, direto ao Planalto Central. O lugar? Um bar de nome Mercado Municipal. Um dos estabelecimentos de Jorge Ferreira, habitante de uma boemia, que agora habita boemias celestiais. Um bar que faz uma réplica do Mercado de São Paulo, muito aconchegante e diferente de outros bares que conheço. Muitos amigos, primos, sobrinhos, conhecidos, amigos dos amigos, e a festa foi bonita pá! Fiquei feliz e agradecida.

Não sou muito familiarizada com a cidade de Brasília. Esta foi minha segunda visita. A primeira em 2011, para o Seminário Mulher e literatura. Nesta segunda vez, pude ver melhor o avião do plano piloto, a arquitetura de Niemeyer e Lúcio Costa e os desenhos de Athos Bulcão.

Sinto-me meio perdida vendo as quadras todas iguais, sem passar ônibus e nem esquinas com gente conversando. Uma outra dinâmica de cidade. Muito verde, muitas árvores floridas, clima ameno, tesourinhas tantas, e uma imensidão de azul no céu.

Usufruí de alguns luxos. Um casamento de sobrinho à beira do lago, com direito a um pavão sem mistério que insistia em passear por entre os hóspedes; e viva os noivos! Gabriel & Luiza! Com flores rosa chá, brindes, e família Jardelino querida por entre os quartos. E uma Rural surrealista à frente de tudo!

A festa dos brincos! Com uma mini-Paraíba presente e o cineasta Vladimir Carvalho me enchendo de glórias e memórias de uma vida lá pra trás! Paulo Melo, amigo de longas datas, com quem trabalhei na Cultura, agora de bigodes brancos, também apareceu com Marisa, e,   me fez dar a outra volta do parafuso da vida. Anos 70 – e nossa turma no Boiadeiro! Sim! O tempo passa! Um aluno querido – Ulisses, que insiste em me chamar de Mestra! Uma prima Andrea, que há anos não via; uma outra Leleta, que vejo mais; Roberta Rosas (um passeio por Praia Formosa, Gerusa, Eric, Fernanda, Yara e tantos Rosas queridos); amigas de infância – Sonia, Walquiria…, uma ou outra figura ilustre, outros anônimos e queridos; a turma do Mato Grosso, lugar onde Juca viveu por entre a política e jovens ideais, e a quentura de um lugar e de uma idade.

Nos intervalos, fui caminhar no Parque Olhos D´água; comer Pacu na brasa com cerveja artesanal, e amora no pé! na chácara de amigos- obrigada Eulina e Zé Maria, Cláudia e Vicente. Encontrei minha amiga e apresentadora do livro Brincos…, Lúcia Sander. Re-viramos os assuntos e afetos de uma longa amizade.

Visitei meu sobrinho Raphael e Bartyra e Samuel. Lanche das cinco. Tudo Britânico, com direito a um chá em flor. Guloseimas direto das mãos prendadas da dona da casa e da sua irmã Natália. Bolinho de café, torta de maçã e estórias de viagens. Muitas!

Acordar cedo, rodear o quarteirão, digo a quadra de onde fiquei, gracias à Monica Lúcia e Cangiano e Marina. Sentir o cheiro da manhã, gramados, silêncios…
Visitar Rejane Nóbrega, amiga de longas datas e pensar que estava num museu de arte popular. Galinha com quiabo deu o tom ao estômago. Murilo Jardelino, cunhado presente. Conversas de um recanto onde se foi feliz. Casinha de bonecas, com bruxinhas de panos arrumadinhas.

Vanda Trigueiro Caldas virou fotógrafa! E registrou tudo dos livros. Estou esperando viu Vanda? Anos vendo Vanda no PT daqui. Com Derly Pereira, com Ayres, com Juca. Uma saudade…! que os tempos não voltam mais. Não mais!

Uma loja Endossa, e moda colaborativa; uma outra de produtos orgânicos e um suco de Mirtillo! Pequenos prazeres.
A Livraria Cultura – Tatiana Salem e Paraíso – uma estória intrigante! Radiografia do Golpe, Jesse Sousa; Elena Ferrante e seu Dias de Abandono (Freud explica!). Um folhear, uma sacola…Mas quando dei por mim, estava embriagada nos aromas da Provence! Experimento! Sinto o cheiro de capim limão! Verbena! E para lá vou…não sei quando. Mas vou!

Uma cadela de nome Fedra me fez ver que é possível não ter medo de cachorro. Essa não latia, não gemia, não nada. Ficava a me olhar desconfiada. E por entre os livros da minha casa-visita vi tantas coisas! Vi pinturas, filosofias, muita política, literatura Inglesa, Russa, Brasileira, tanto tanto. Um vinho, uma torrada com homus. Um suco de laranja com bagos graúdos….Tudo tão bom!

A despedida? Um chorinho no Mercado, agora de dia. Um jantar entre amigos. A estrela da noite? Um molho de nome Chimichurri, vindo lá das terras portenhas. E me lambuzei de ervas. De polenta. E de abacaxi com cravo e canela. E nem Gabriela sou. Conheci Jacinta – moça paraibana, que achou minha blusa bonita e atua com a saúde do trabalhador, e é amiga dos amigos. Rodei o mundo com ela. Europa, França e Bahia. E abraços agradecidos à Mauro di Deus e Ronaldo de Moura, os guardiões da minha festa, e também da artista paraibana Socorro Lira – aqui para eu conhecer.

Terminou. Uma semana de Planalto. Circulei o Lago Paranoá. Avistei o Palácio da Alvorada. Não, não me interesso mais em ver quem dentro está. Fiquei querendo arrancar o romã em frente ao meu quarto….e a ouvir o grito das cigarras.

Cigarra eu sou!

(Obrigada Ronaldo de Moura, Mauro di Deus, Monica Lúcia/Cangiano/Marina, Tina Jardelino e família, Raphael Peixoto e família e Lúcia Sander).

Ana Adelaide Peixoto – João Pessoa, 18 de outubro, 2016
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //