Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Auto avaliação do Governo


18/12/2003

Foto: autor desconhecido.

A fase atual é de balanços ou avaliações sobre perdas e ganhos sobre o que existiu em 2003, ano já às vésperas de ir embora. Dentro desse prisma, ontem, o governador Cássio Cunha Lima fez uma série de revelações ao Colunista em demorada entrevista.
    
Auto avaliando o desempenho de sua equipe, ele foi logo dando nota 7 ao conjunto da administração. O governador considera uma nota média adequada, levando em conta as dificuldades e restrições conjunturais impostas pela economia aos diversos segmentos, entre eles o serviço político. `Mesmo assim é uma nota boa´, observou.
Ao contrário do que reverbera a Oposição, Cássio revelou que dispõe de recente pesquisa de opinião pública recebida semana passada revelando aprovação folgada da população ao primeiro ano de governo.
    
Pelos números, segundo ele, os índices bom e ótimo somados geram 45% enquanto os ruim e péssimo chegam à casa dos 12 %. Afora essa leitura crua da aferição feita, há analistas que abrigam como instrumento de avaliação global o somatório desses quesitos com o índice regular, o que daria posição de 88%.
    
O governador reconhece, entretanto, que precisará de um pouco mais de tempo para melhorar seu índice junto à classe média pra cima de João Pessoa, onde enfrenta resistência localizada, diferentemente das demais classes sociais – maioria, por sinal.
    
– A pesquisa mostra que ainda há um percentual da classe média alta de João Pessoa fazendo restrições ao nosso governo, embora o comum em todo no estado e na maioria dos bairros da Capital, especialmente, estejamos com avaliação positiva – disse.
    
Embora não tenha querido buscar identificar a origem do percentual de resistência, é fácil de compreender esse quadro quando se leva em conta o fato de estar na Capital a maioria dos setores organizados (adversários) no funcionalismo e parte de base central da Oposição, daí ser entendível a existência desse cenário, isso sem contar a márgem natural dos contra por serem contra em todo o tempo.
    
Cássio sabe que ainda há resquícios do estímulo ao bairrismo, mesmo sem o mesmo furor quando da campanha, nutrindo preconceitos aos gestos do governador à Campina, fator natural pela relação/resultado na cidade, só que aqui a Oposição trata isso como privilégio exacerbado.
    
Por isso mesmo, ele anuncia inúmeras ações a partir de 2004 na Capital para tentar reverter avaliações críticas e, fundamentalmente, credenciar seu candidato na disputa sucessória no maior colégio eleitoral do Estado.
    
Futuro da equipe
    
O governador garantiu que não vai mexer com nenhum dos auxiliares durante o ano de 2004, isto é, não haverá mudanças na equipe, portanto, todos podem pensar no piru sem problemas.
    
Só que, em termos de estrutura, o organograma passará por forte modificação mexendo no modo operacional da administração estadual.
    
Política vs Ney
    
Cássio assegurou que não vai abrir tão cedo a conversa sobre disputa nas prefeituras, em 2004, para não inflacionar a campanha nem perder o foco da administração porquanto essa questão exige.
    
Ele revelou ainda que recebeu ligação telefônica do senador Ney Suassuna garantindo apoio para o empenho de emendas orçamentárias até sexta-feira.
    
Reação imediata
    
No meio da tarde de ontem em diante, o senador José Maranhão não soube esconder seu descontentamento ao saber da revelação governador de entendimento com Ney.
    
Um político próximo do senador disse que ele não gostou nem um pouco de ter sabido dessa situação.
    
Opção do PFL
    
Presente na Câmara de João Pessoa, ontem, o ex-governador Wilson Braga voltou a dizer que admite ser candidato a prefeito de João Pessoa desde que haja estrutura e pesquisa aferindo sua projeção.
    
Imediatamente, o presidente da Casa, Fernando Milanez, disse que essa condição está sendo levada em conta pelo PFL.
    
Umas & Outras
    
… O Departamento de Comunicação já está em ação para por no ar a TV Universitária em canal de TV a Cabo nos primeiros meses de 2004. A UFPb vai
pedir de volta antena e transmissor hoje em uso pela TV Miramar, segundo contou um dos professores envolvido na operação.
    
… Na mira da UFPb está o processo de busca de retomada do Canal 4, hoje explorado pela Fundação Virginius da Gama e Melo com endosso do Ministério Público e Anatel.
    
… Amanhã é dia – noite, melhor dizendo – de se prestigiar o lançamento do novo CD de Escurinho, certamente o condutor mais raçudo esteticamente da música regional.
    
… O consultor senior Palmari Lucena já está em João Pessoa para férias, depois de viagem à China onde foi tratar de negócios no campo do meio ambiente.
    
… O Recanto do Português, nova opção gastronômica da cozinha portuguesa, localizada defronte à gameleira, na Av. João Mauricio, tem sido point de enólogos e de quem quer comida caseira de preço no ponto.
    
Última
    
` Eu pensei que todo mundo/fosse filho de Papai Noel…´


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //