Anselmo Castilho

Advogado e superint. da Funetec/PB.

Política

Apesar do PT-PB, Amanhã há de ser Outro Dia


08/05/2022

 

Resolução do PT da Paraíba apresenta alinhamento em favor da candidatura de Veneziano à governador. A que custo?

Triste ver inúmeros militantes, homens e mulheres, que convivi dentro do PT (convergindo e divergindo) cabisbaixos, calados, feito plantas. Pois, se expuserem qualquer reação serão punidos e forçados a deixarem o partido ou, se ousarem permanecer na legenda, destituídos de suas funções de direção, sem qualquer direito à contraposição.

Vergonhoso vê dirigentes experientes, lideranças de mandatos eletivos exercidos pelo PT, caladinhos (ou opinando em desfavor do atual “dono” de forma privada), sob pena de receberem sobre seus ombros a mão de ferro de um projeto de ditador.

É. É doloroso atualmente está filiado ao PT da Paraíba. Infeliz constatação.

Para quem se acostumou debater sobre qualquer assunto, a condição de filiado no PT paraibano não permite mais. Os grupos internos REVIRAVOLTA e COLETIVO PAULO FREIRE foram de forma autoritária e ante estatutária destituídos de suas representações na direção estadual do partido. Tudo em nome de uma falsa unanimidade.

Eu, agora distante dos quadros do PT, mas participe do ´Movimento PT Raiz´, o qual reuni pessoas filiadas ao PT, mas também aqueles que um dia já tiveram seu vínculo àquele partido, e que ainda são simpatizantes de sua história, tentam resgatar a alegria de fazer uma campanha eleitoral, com fidelidade a opinião de que na Paraíba o melhor é a construção da Pré-Candidatura de Lula com a Pré-Candidatura de João Azevedo, com os mesmos parâmetro que o elegeu Governador em 2018.

O Movimento que, nesse último Sábado, 7, se reuniu defronte da Praça da Paz, no bairro Bancários, para assistir a transmissão do lançamento da Pré-Candidatura Lula/Alkcmim, se constituirá como um Comitê Popular. Um simples chamado, sem qual intensidade, demonstrou o quanto do prazer e da alegria se fará presente nos atos da futura campanha.

Presenciei um encontro de gerações. Revi militantes históricos, como Derly Pereira, primeiro candidato a Governador da Paraíba pelo PT, em 1982 e o jovem Chico Natércio, artista de DNA comprovado, já que carrega a responsabilidade de ser filho do combativo maestro e cordelista Bebê de Natércio, confraternizando-se em favor da esperança.

Tive a satisfação de, com a solidariedade militante, adquirir adesivos e camiseta com frases e estampas que darão o mote da campanha que se avizinha.

E o mais simbólico foi receber, no espaço físico do futuro Comitê Popular, entre tantos outros, o político João Almeida, ex-vereador de João Pessoa, policial rodoviário federal, em muitos momentos, adversário do PT, sua declaração de apoio à Pré-Candidatura de Lula.

Tudo se movimenta em favor de uma campanha ampla e pelo fato de partidos como o PCdoB, o PV, o REDE, o PSB, encontrarem-se na mesma matriz de uma campanha nacional e estadual, fico com minhas digressões do porquê dessa insistência ao isolamento dos hoje dirigentes (que tomaram de assalto) o PT paraibano. Ou seja, permanece a indagação: a que custo impõe-se a política ora defendida pelo PT-PB?

Pois bem, lembrado Geraldo Azevedo e Geraldo Vandré: “Um Rei mal coroado/não queria o amor em seu reinado/pois sabia não ia ser amado” e parafraseando Chico Buarque: “Hoje você é quem manda. Falou, tá falado. Não tem discussão…” Apesar do PT-PB, amanhã há de ser outro dia.

Anselmo Castilho

Maio/2022


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //