Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Além do debate da UFPB, importante para o futuro, registre-se avanços estruturais e políticos sem os quais não haveria eleição


10/08/2020

Reitoria da UFPB (Foto: Angélica Gouveia)

As atenções desta segunda-feira se voltam para o debate na TV Master entre os candidatos Isac Medeiros, Terezinha Domiciano e Valdiney Veloso Gouveia, mas antes de qualquer ilação que se faça, é preciso entender os inúmeros ajustes e negociações políticas bem formuladas para chegarmos a este tempo de eleições na Universidade Federal da Paraíba.

Efetivamente, desde 2013, a UFPB se reestrutura em sua base ao implantar o sistema SIG e, a partir de 2015, introduziu aperfeiçoamentos acadêmicos, com a implantação da plataforma SIGAA, sistema informatizado que melhorou o relacionamento com a base estudantil, essência na formação e os segmentos docente – este vital – e técnico-administrativo com padrão de qualidade a ser copiado por muitas universidades federais Brasil a fora.

ALÉM DA PANDEMIA

A UFPB chega a agosto de 2020 projetando nova eleição para reitoria e registrando a mais forte adequação estrutural à base da Tecnologia da Informação, ao construir um novo modelo de gestão acadêmica,
de forma exaustivamente debatida durante semanas e semanas, transformando de forma fantástica o ‘modus operandi’ da instituição para se adequar aos tempos de pandemia.

Foram inúmeras as contribuições dadas pela UFPB ao enfrentamento do novo coronavírus na pesquisa e na produção de insumos e EPIs.

Além disso, inovou ao ofertar calendários suplementares remotos como alternativa para garantir que alunos concluíssem seus cursos e outros tantos pudessem manter o vínculo acadêmico com a instituição. Essas ações, levaram a Universidade a ser referência nacional, em face da qualidade desempenhada em vários níveis.

SÍNTESE

A UFPB no reiterado da professora doutora Margareth Diniz tem dado reais demonstrações de imensa readequação tirando o mofo do caminho e provando por A mais B que a Universidade Federal soube e sabe produzir ensino público, gratuito e de reconhecida qualidade.

Na imagem a atual reitora da UFPB, Margareth Diniz

UMAS & OUTRAS

…O professor doutor Isac Medeiros chega ao primeiro debate como candidato da gestão Margareth Diniz conduzindo curriculum aprovado nas instâncias de pesquisas internacionais. Tem como vice, a professora doutora do CCHLA, Regina Celi. Eles defendem avanços.

… A professora doutora Terezinha Domiciano se credencia pela vertente oposicionista e tem a diretora do CCHLA, Mônica Nóbrega, como vice. Eis a essência de um debate para esclarecer rumos.

… Há ainda a chapa liderada pelo professor Valdiney Veloso Gouveia (reitor) que tem como vice a professora doutora Liana Filgueira Albuquerque. Se apresenta como proposta alternativa.

ÚLTIMA

“O olho que existe/é o que vê…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //