Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Afinal, quem está jogando o que?


14/10/2012

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}As últimas 48 horas foram fartas de informações de bastidores tratando de algo comum na política, ou seja, de acordos tácitos entre os diversos atores, agora na disputa de segundo turno em João Pessoa onde, ninguém é mais criança para admitir que, o desejo do governador Ricardo Coutinho de criar condições de dificuldades para a candidatura de Luciano Cartaxo certamente ele operará, como já opera, nesta direção.

O fato novo do fim-de-semana foi a informação não confirmada de que o governador manteve contato com o ex-governador José Maranhão. Como eles não falaram sobre Física Nuclear, os destinos da Escola de Samba Malandros do Morro, da Torre, certamente que faz parte da natureza desses líderes discutirem Política e, lógico, segundo turno.

Sejamos francos: a candidatura de Cicero já conta com acenos de gente ligada ao governador e, dentro da lógica comum da atividade política, o senador não vai rejeitar votos de eleitores de Estelizabel, Maranhão.

O estranho – e ainda não explicado direito até agora – é o porque de Maranhao ter mudado de posição no meio da noite deste domingo se até às vésperas ele estava fechado para anunciar o apoio a Luciano Cartaxo, mas parece ter mudado de rumo depois de tudo contado.

Maranhão, homem público experiente, vai precisar explicar bem para seu partido, liderados e o Nacional porque a lógica está sendo substituída por novas táticas de ultima hora, ainda desconhecidos do público em geral.

O ex-governador não pode brincar com fogo.

Irmãos Vital lembram indicativo Nacional

O senador Vital do Rego Filho e o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, disseram neste domingo, em horários e de lugares diferentes ao Portal WSCOM, que não vão interferir sobre a decisão do PMDB da Capital no segundo turno porque consideram a decisão sob a responsabilidade do ex-governador e ex-candidato José Maranhão. Mesmo assim, lembraram que há indicativo do PMDB Nacional de acordo com o PT.

– Não estou acompanhando desde ontem esta questão porque estou fora do estado, mas entendo que a decisão caberá ao ex-governador porque tem comandado essas ações – comentou Vital Filho.

Entretanto, como ressaltou, “ temos visto uma orientação do Diretorio Nacional propondo aliança de nosso partido com o PT. Embora falando desse indicativo a decisão é de Maranhão”.

Já o prefeito de Campina avaliou o processo pelo mesmo nível de entendimento do irmão senador delegando a Maranhão a decisao. “Não quero opinar sobre uma questão de João Pessoa e que compete ao ex-governador”.

Ele disse, contudo, que “os entendimentos com o PT têm sido referendados pelo Nacional”.

Sejamos francos: os dois são hábeis na forma de tratar a situação neste momento mas, ambos querem o acordo com o PT para facilitar a vida da disputa em Campina, onde o apoio de Lula, Dilma e do PT é importante.

ÚLTIMA

“O cancão via piar…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //