Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

A teimosia


02/12/2014

Foto: autor desconhecido.

 

A teimosia é um traço da personalidade dos indivíduos que se apegam às suas próprias ideias de forma obsessiva, resistem a aceitar opiniões divergentes, nunca dão “o braço a torcer”, como se diz na linguagem popular, mesmo diante das evidências em contrário do que pensam.

Poderia alguém dizer que a teimosia é uma qualidade dos persistentes. Ouso discordar. O persistente defende suas ideias com convicção, mas está sempre aberto às discussões, admite rever valores e conceitos, refaz estratégias quando observa que está incidindo em equívocos. O teimoso, em contrário, insiste em repetir o que já lhe mostrou não ser certo, não se convence com facilidade sobre as contradições dos seus pensamentos, se imagina dono da verdade.

Na vida é importante que perseveremos naquilo que definimos como objetivos, metas a serem alcançadas, mas sem cometer a estupidez da teimosia. A sabedoria popular nos ensina que “errar é humano, mas persistir no erro é burrice”. Saibamos distinguir a tenacidade da teimosia.

A pessoa que assume a característica de teimosa, não vive feliz, porque não se permite mudar, não aceita sugestões, normalmente é fechada em si mesma, cabeça dura. A teimosia é uma atitude que revela orgulho e egoísmo, portanto não ajuda nos relacionamentos sociais, nem no compartilhamento positivo do agir e do pensar.

A inflexibilidade que marca a teimosia se contrapõe à humildade, à capacidade de exercitar a prudência, à compreensão do que seja bom senso.

• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //