Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Internacional

A nova guerra no mundo expõe conflito da mídia do Oriente contra o Ocidente por trato contrário ao RICS , sem o Brasil, em especial à China


17/03/2020

O que já era enredo de ópera esperada para futuro próximo aconteceu mais cedo do que previsto com a decisão da China nesta terça -feira, 17, de mandar sair do País jornalistas americanos em represália às atitudes ideológicas do Governo Trump de tratar mal e discricionariamente os profissionais chineses.

É que a China decidiu pedir que os jornalistas que trabalham para o New York Times, Wall Street Journal e Washington Post entreguem suas credenciais. Aliás, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês afirmou que a medida é uma resposta aos ataques “impulsionados por uma mentalidade de Guerra Fria”.

INÍCIO DE NOVA CRISE

A nova crise é só o começo do que mais na frente deve envolver Rússia, Índia e África do Sul, todos insatisfeitos pelo tratamento ideológico da Mídia Ocidental contra os RICS, pois foi o que segundo eles revelaram em recente encontro de mídia do BRICS em São Paulo.

No caso de hoje, a crise da pandemia do coronavírus levou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a criar nova tensão com a China ao se referir à doença como “vírus chinês”. É que a China acusa militares americanos de terem levado o vírus para o país oriental e não aceitam esta pecha.

PALAVRA OFICIAL DA CHINA

Segundo a diplomacia chinesa, esta é a conjuntura necessária a ser adotada pela China:

– [As decisões] são medidas totalmente necessárias e recíprocas que a China é obrigada a tomar em resposta à opressão irracional que as mídias chinesas estão sofrendo nos EUA. Elas são justificadas e de legítima defesa em todos os sentidos. O que os EUA fizeram foi atacar exclusivamente as organizações de empresa de comunicação chinesas e, portanto, foram impulsionados por uma mentalidade da Guerra Fria e um viés ideológico”.

RICS VÊEM TRATAMENTO DESIGUAL

Na reunião recente, em São Paulo, todos os representantes da Rússia, Índia, China e África do Sul reclamaram do tratamento da Mídia do Ocidente sempre abrigando formas preconceituosas contra esses países.

A China, por exemplo, reclamou algumas vezes da Mídia ao se referir à apreensão recente de containers com 35 cidadãos orientais sempre tratados como chineses com abordagem de que poderiam ser refugiados da China.

O fato é que depois de semanas e meses a mídia descobriu que se tratavam de vietnamitas fugidos e chineses.

É por conta deste tratamento desigual e parcial que a China, Rússia, Índia e África do Sul preparam forte contra-ataque. Querem acabar com a hegemonia da narrativa do Ocidente sobre os assuntos se interesse de todos os países e não só os Estados Unidos.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //