Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A mudança na PM


26/02/2008

Foto: autor desconhecido.

Logo cedo da manhã o portal WSCOM Online expõe novo furo de informação antecipando que o Governo Cássio processará mudança no comando da Policia Militar remanejando o coronel Limão Irmão para a Casa Militar permitindo a ascensão do coronel Kelson no maior posto da corporação.

Em tese tudo faz parte de uma rearrumação organizacional normal no universo de cúpula da Policia Militar, mesmo assim nos arriscamos a dizer que, mais do que isso, o novo modelo em curso é mais duro, menos outra alternativa.

Sejamos justos: Kelson até se dispõe a diálogo permanente, sobretudo quando a caserna – melhor dizendo, setores da PM – resolvem inventar novos questionamentos públicos como a testar novamente o Governo e o comando militar.

Nem era nascido direito, mas já menino, de calças curtas, nas ruas sem asfalto do bairro da Torre ouvia a grande dama do pedaço, Dona Maria Julia – por coincidência minha mãe – dizer que o governador Joao Agripino sempre costumava lembrar da Policia.

Dizia ele: ‘vez por outra a tropa se manifesta com vontade para medir a força do governo’.

Não é que Lima Irmão tenha decepcionado, muito ao contrário, manteve a tropa disciplinada e de prontidao o tempo todo, mesmo quando instigada por movimentos políticos a gerar crise, mas nunca sem afetar a inteireza do comando e da missão da tropa. Homem bom e justo, esse Lima!

Agora, sem que se faça nenhuma ilação entre os vários fatos aqui narrados, mas o fato é que a Policia Militar tem novo comando, melhor dizendo, tem novo comandante, azeitado, guerreiro e bom de missão. Acho até que no passado recente, em nome da integridade ele até exerceu além da conta seu mister.

Com este perfil, oficiais, sub oficiais, sargentos, cabos e soldados podem saber que estão diante de um perfil distinto e como tal deve ser observado até porque, destemido, ele não tem medo de cara feia nem de barulho por perto.

De sorte que, como comandante, esperamos que a PM possa servir de exemplo na prevenção e ação para combate à violência que assusta a maioria dos cidadãos e cidadãs de bem.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.