Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

A IMAGEM PÚBLICA DO POLÍTICO


28/12/2011

Foto: autor desconhecido.

 

Todo político se preocupa com sua imagem pública. Afinal de contas ela representa o conceito que a sociedade tem dele. Uma boa imagem pública custa a ser construída, mas é muito fácil de ser destruída. Basta que sua reputação como homem público passe a ser questionada. Se for um governante começa a perder a legitimidade do poder que exerce.

Daí a preocupação de todos eles em investir no marketing político. O importante não é só construir a imagem, mas mantê-la. Evitar a todo custo o envolvimento em escândalos que obriguem o ator político a dar sucessivas explicações, oferecendo justificativas. O líder político nunca pode estar na defensiva. Fragiliza a sua autoridade, macula o seu conceito e, por conseqüência, abala a sua imagem pública.

Alcançar o estrelato político requer muito trabalho na formação da imagem conceitual. No imaginário popular o político precisa ser uma espécie de representação divina na terra. Capaz de resolver todos os problemas, quem chega para socorrer nos momentos mais difíceis, o bom, o ético, o justo. Qualquer ato que possa, por assim dizer, satanizar o seu conceito, é determinante para a queda na aprovação pública do seu perfil político.

A imprensa tem sido importante na definição da imagem pública dos políticos. O jornalismo investigativo tem exposto as lideranças que atentam contra a moralidade e os governantes que praticam atos de corrupção a análise crítica da população.

As instituições públicas responsáveis pela punição exemplar desses maus políticos têm também contribuído para essa separação do joio e do trigo.

A opinião pública, portanto, manifesta-se, na maioria das vezes, emocionalmente, mas ela hoje se posiciona de forma mais isenta. Quem quer manter uma boa imagem pública tem que estar atento para não incorrer em faltas graves que possam abalar o seu conceito.

No Brasil já assistimos vários políticos serem promovidos pela mídia e também por ela serem destruídos. A opinião pública acompanha o comportamento de suas lideranças políticas e os veículos de comunicação desempenham um papel importante, seja procurando enaltecer as qualidades, quando se dispõe a fortalecer a sua imagem, seja desvendando episódios, fazendo um jornalismo investigativo, quando o interesse é destruir a imagem. O aplauso ou a vaia dependem de como o público recebe essas informações.

Na era da informação qualquer passo em falso pode ser vital na carreira de um político bem sucedido.
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //