Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A fala de Cícero


12/01/2005

Foto: autor desconhecido.

O futuro Secretário de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, Cícero Lucena, embarca nesta quarta-feira para uma curta temporada de férias em Miami, nos Estados Unidos, com o juízo preso no futuro da Pasta e dos desafios à frente daqui a 10 dias.

Ontem, de novo número celular, Cícero contou ao Colunista que anda tranqüilo, sem se perturbar com as críticas advindas do Governo Ricardo Coutinho – seu sucessor e maior desafeto político da parada.

Antes de voltar atrás e dizer outras coisas, o ex-prefeito de João Pessoa desabafou: “Tem assessor de Ricardo Coutinho que ainda não desceu do palanque, ou seja, vive ainda pensando que está em campanha”.

Sem nominar, Cícero quis ir de encontro ao alvo das mais graves acusações feitas a ele por personagens do naipe de Gervásio Maia e Ruy Leitão pelas pesadas críticas promovidas ao ex-prefeito. Há mais gente, mas é dessa dobradinha Finanças – Administração adicionada do Turismo, por exemplo, onde residem os maiores petardos.

Para o ex-prefeito ainda é muito cedo para avaliar com profundidade o desempenho do grupo que lhe sucedeu, mesmo assim deixou escapar que falar é mais fácil do que fazer.

– Estou tomando pé das coisas, me readaptando aos novos desafios, mas não tenho dúvidas de que vamos fazer ainda muito pelos municípios deste estado – declarou ele, em determinado trecho da conversa como querendo dar sinais de que é no municipalismo, nos contatos com os prefeitos, onde reside a parte maior de sua função.

Ele reconheceu que será preciso mexer novamente na estrutura do Secretariado – propondo ajustes na composição do organograma, mas deixou escapar que está satisfeito com a vida que leva e tem.

– Daqui a 10 dias a gente volta a conversar – afirmou.

Medidas na Câmara

O prefeito Ricardo Coutinho, de João Pessoa, se poupou de novo desgaste no contato cara a cara com o presidente da Câmara, Severino Paiva.

Ontem, foi o Secretário da Articulação Política, Simão Almeida, quem fez a entrega dos projetos-de-lei e da convocação da Câmara para votação das medidas, possivelmente na segunda-feira.

Antes, Simão precisou ouvir o que não queria.

Efeito Bumeranque

Em determinado momento da solenidade, tensa por sinal, o ex-procurador Walter Agra disse ao secretário que o Governo Ricardo precisaria resolver primeiro, antes das medidas, um caso atípico provocado pelo atual diretor da Emlur, Alexandre Urquiza, que, antes da posse, como cidadão, entrara com ação popular contra a Medida Provisória 002, reeditada por Ricardo, pedindo a sustação dos efeitos da anistia dos juros e multas dos impostos.

-E agora com fica? Urquiza vai manter a suspensão da anistia – argumentou para ouvir do secretário Simão bem perto de um desaforo contido.

Haja conversa

Já em Lagoa Seca, o tempo ontem foi de nova rodada de entendimentos do prefeito Veneziano Vital e os secretários, ainda tratando de estratégias comuns na edilidade.

O dirigente saiu do encontro falando à Imprensa, que apesar das dificuldades, vão estar sendo geradas as condições reais de superação dos problemas.

-É uma questão de tempo – afirmou.

Clerot, candidato

Por telefone, o ex-deputado federal José Luiz Clerot nos informou que está se preparando para disputar uma das 12 vagas na Câmara Federal em 2006.

Atual Secretário de Governo em Roraima, ele disse que está chegando nos próximos dias em João Pessoa para nova rodada de entendimentos com bases retomadas.

Milanez no PMDB

Pelo andar da carruagem, o ex-presidente da Câmara de João Pessoa, Fernando Milanez, está com dias contados para ingressar no PMDB.

O presidente do partido, Haroldo Lucena, nos garantiu que o convite e conversações já foram deflagradas junto aos principais lideres da legenda.

Vai mais gente.

Charlinton, candidato

O Partido dos Trabalhadores precisa manter o diálogo com suas bases, qualificar o relacionamento com seus prefeitos e vereadores, além de ampliar a aliança com os partidos de sustentação ao Governo Lula. Esta é a síntese do que defende o petista Charlinton Machado, candidato a presidente do PT estadual, em setembro.

Ontem, ele concedeu entrevista ao Abra o Jogo, na 100.5, demonstrando segurança nas posições defendidas.

PT e Ricardo

Hoje é dia de mais uma reunião do diretório do PT de João Pessoa quando deverá ser ratificado o apoio ao Governo Ricardo Coutinho. Mesmo assim, a legenda quer saber como ampliar as formas de relacionamento.

O encontro acontece no Hotel Xênius.

Umas & Outras

… Parte da cúpula da OAB/PB se encontrou para almoço, ontem, no Cassino da Lagoa.

… Mais tarde se reuniu com a Associação dos Magistrados e Associação do Ministério Público tratando as custas processuais.

…A produtora Liana Gama foi vista no interior de Pernambuco gravando cenas para TV.

…Nesta sexta-feira a Oficina de Propaganda grava o clipe do Folia de Rua para ser veiculado nas emissoras paraibanas.

… Há um documento perigoso pelas bandas da Pedro II. Bem mais perto das Coremas.

Última

“Jogado a teus pés/ eu sou mesmo exagerado…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //