Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Paraíba

A Economia Criativa, o SEBRAE no Estado, agora encarando as agremiações carnavalescas de João Pessoa como novo foco


25/08/2022

 

Para o imortal Gil Sabino(in memorian)

E eis que, de repente, não mais do que de repente – como diria o poeta – estamos diante de uma formidável ação bem estruturada do SEBRAE da Paraiba semeando criatividade sócio-econômica pelo estado afora, agora chegando em João Pessoa focando nas 44 agremiações da Liga Carnavalesca.

Este é o resumo de um trabalho extraordinário conduzido diuturnamente pela gestora de Economia Criativa do SEBRAE/PB de nome Regina Amorim.

Nesta 5a feira de Ode ao imortal Gil Sabino, eis que ela premia leitores de A UNIÃO com texto bem escrito e com abordagem estratégica sensível e realista sobre a força cultural e Memorial do Carnaval Tradição de João Pessoa a envolver, como dissemos, 44 agremiações de escolas de samba, clubes de frevo, tribos indígenas e a lá ursas compondo uma beleza de organização.

A HISTÓRIA EM SI

São 105 anos de Carnaval autêntico promovendo cultura de raiz, pertencimento das comunidades e envolvimento organizacional a merecer, como se propõe o SEBRAE com a Liga, uma abordagem estratégica de auto sustentação e valorização do segmento para fortalecer as raízes na direção do futuro.

Regina Amorim tem dialogado com frequência com presidente da Liga, folclorista Pedro Cândido e o produtor Edson Pessoa, para construção de novo tempo, através de Seminários de capacitação para todos os dirigentes de agremiações formulando a importância da sociedade conviver mais e melhor com o saldo cultural dessa Gente.

Aliás, já dispõem de apoio e cumplicidade do diretor da FUNJOPE, Marcus Alves, e do Secretário de Educação bem como de Cultura do Estado, Cláudio Furtado e Damião Ramos Cavalcanti, para fortalecer o Movimento do Carnaval popular.

MAIS CAPACITAÇÃO

É preciso fundamentalmente gerar capacitação quem sabe despertando as gerações seguintes dos dirigentes para saber fazer marketing e valorização capaz de ampliar a inserção das agremiações nas programações culturais da cidade por todo o ano.

Em síntese, enfim estar-se dando um grande incentivo para novo saldo de qualidade no trato da Cultura popular pelo viés da Economia Criativa em nome do futuro de nossa Gente extraordinária.

INFORMATIZAÇÃO JÁ

O secretário Cláudio Furtado há tempo vem assegurando à Liga Carnavalesca a informatização da Liga Carnavalesca levando computadores e capacitação dos dirigentes em breve.

Já o secretário de Cultura estuda a cessão do prédio dos Azulejos na Praça Dom Adauto para ocupação da Liga visando definir calendário de ensaios das agremiações de forma permanente em negociação com a Arquidiocese.

APOIO AO ENCONTRO DO SAMBA

Chama a atenção a forma cúmplice de Marcus Alves em sintonia com prefeito Cícero Lucena de apoiar totalmente a realização do I ENCONTRO DE ESCOLAS DE SAMBA DO NORDESTE em João Pessoa, de 11 a 13 de novembro, podendo até ter a participação do Genial Zé Katimba.

É isso e é assim que se faz.

EM TEMPO

Neste sábado, tem a primeira ação envolvendo as agremiações da Liga no auditório do SEBRAE. É o início do novo processo.

ÚLTIMA

“Cada um/ dá o que tem…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.