Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Economia

A dura realidade histórico-econômica do PIB da Paraíba, segundo o IBGE, a exigir novos desafios à frente; Fortaleza supera Salvador


17/12/2020

O IBGE em sua nova fornalha de dados socioeconômicos do Brasil trouxe agora uma série de dados consistentes a comprovar o saldo das imensas desigualdades regionais no País explicando sem arrodeios porque a riqueza do País se instalou no Sul/Sudeste do País. É gritante a diferença.

Os novos dados são cruéis em termos de realidade díspares entre as regiões mais ricas diante dos números a provar como andamos distantes de um mundo menos desigual no Brasil.

Segundo o IBGE, dos 268 municípios cuja atividade principal se alinham com as indústrias de transformações, vejam só que disparidade: 214 delas, ou seja 80%, estavam no Sul e sudeste. O restante, o que veio depois, se espalham pelo Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

DURA REALIDADE PARAIBANA

Os novos dados são cruéis ao nosso estado porque, na Paraíba, mais de 90 % dos municípios têm como principal atividade econômica a administração pública, ou seja, empreender na Paraíba continua sendo muito difícil.

FORTALEZA PASSA SALVADOR

Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Fortaleza ultrapassou Salvador como a cidade com o maior produto interno bruto (PIB) do Nordeste. Segundo a entidade, a capital cearense está entre os 10 maiores municípios por valor do PIB e representa 1,0% de participação do PIB no Brasil.

Os dados, que são relativos ao ano de 2018, apontam que Fortaleza registrou R$ 67 bilhões de riqueza gerada, números que põem a cidade cearense como nona no cenário nacional. É a primeira vez que Fortaleza aparece como maior riqueza do Nordeste desde 2002, quando a série histórica foi iniciada.

IBGE aponta Fortaleza como a maior economia do Nordeste e a nona do Brasil.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.