Geral

5G – A INTERNET DAS COISAS


06/06/2015

Foto: autor desconhecido.

           Cientistas de todo o mundo, e aqui no Brasil a Ericsson em parceria com a Universidade do Ceará, estão trabalhando no sentido de ofertar até o ano 2020, o uso da 5G, a chamada `internet das coisas´. Uma inovação que garantirá impacto no que há de mais moderno em nossas vidas. A 5G trabalha com capacidade de transmissão de dados em alta velocidade através de radio frequência para redes móveis. Isto significa 5 vezes mais do que temos na atualidade. São 5 Gbps (gigabites por segundo), podendo por exemplo, ser feito o download de um filme em apenas 1 segundo. E há estudos na Inglaterra, de que se possa alcançar 60 Gbps, o que tornaria possível baixar simultaneamente 800 filmes em 1 segundo.

Desde a invenção da roda na Mesopotâmia, há cerca de quatro milênios a.C, usada com vasta aplicação em transporte dinamizando velocidade e diminuindo distância; eis que estamos diante de inimagináveis possibilidades da vida futura.

Na semana passada, sozinho e prostrado em uma cama sob fortes dores lombares, senti a necessidade de auxílio de uma tecnologia de robôs que pudesse tratar dos afazeres da casa, servir remédio na hora certa, lanche, fazer a limpeza, ajudar a levantar para ir ao banheiro, contar histórias e cantar para dormir. Ali, solitário, imaginava a importância da saúde de atletas que na televisão exibiam seus movimentos recordes de correr, jogar, competir, e a bailarina que toma água de coco enquanto eleva uma das lindas pernas ao alto da cabeça. Ao mesmo tempo, gostaria de já dispor da 5G, para comunicar com um médico humano e seu correspondente robô, presente em nossa casa, para consultar e realizar exames a longa distância. Falta pouco…

Alguns podem sorrir do que escrevemos, como no passado de apenas meio século foi impossível imaginar falar através de pequenos aparelhos móveis para conferências, assistir jogos em tempo real, visitar museus, realizar operações bancárias, baixar músicas e filmes e livros, e tudo o mais.

Ao acessar softwares de voz, e ordenar com a fala através do celular a realização de pesquisa no Google, sobre qualquer assunto; imaginamos também poder desenvolver programas que venham ler e monitorar o pensamento de quadrilhas de ladrões que pretendem entrar em ação e assim bloquear o mal. Sim, porque não?! Se podemos lançar ondas magnéticas de pensamento, e conectados a sensores que emitem ondas para uma central de micro computação e lá serem traduzidas para versões em textos e imagens e som, além de traduzi-las; porque não ser possível invadir o mal pensamento de criminosos e troca-lo pelo bom direcionamento das coisas? Como que uma comunicação telepática ou mediúnica entre vivos e mortos, os espíritos…

Se, estamos num mundo em que já é possível operar bancos, fazer compras e recebe-las em casa através da entrega por drones. Se, projetamos os supermercados e cidades do futuro. Se os carros supersônicos e inteligentes dos Jetsons (1962) indicavam a Era espacial facilitando a vida futura. Se após as grandes descobertas da ciência como a pólvora, o fogo, a roda, a bússola, o vidro, o plástico, o telescópio, os automóveis e o avião e os foguetes, a anestesia que minimiza sofrimento e dor, a eletricidade coletável, a imprensa, a fotografia, o rádio , filmes, televisão, telefone, transistores, computadores, satélites, etc. Tudo isso nos leva através de uma maravilhosa onda de inovação. Em vez de preocupação com desemprego, teremos que adaptar com confiança e segurança o impacto que tudo isso causará influenciando a vida humana. Estamos planejando nossas vidas para ter um mundo cada vez melhor. Que venham urgentes a 5G, 10, 20, 50, 60 G.

Gil Sabino é jornalista e gestor de marketing.

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //