Política

CMJP discute mobilidade e prevenção de acidentes no trânsito

Mobilidade


08/07/2015



Durante o primeiro semestre de 2015, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) discutiu tópicos relacionados à Mobilidade em João Pessoa e incentivou a campanha de prevenção de acidentes de trânsito “Maio Amarelo”. As iniciativas visaram ao desenvolvimento de práticas para melhorar e tornar mais seguro o transporte na Capital.

Sob iniciativa do vereador Benilton Lucena (PT), em maio, foi abordado na Casa Legislativa Pessoense a campanha “Maio Amarelo”, que promove atividades educativas para a prevenção de acidentes de trânsito na Capital. O parlamentar destacou a necessidade do engajamento de todos os setores da sociedade para que se possa diminuir o número de acidentes, consequentemente o número de mortes ocorridas em decorrência dos acidentes no trânsito.

“Hoje temos uma média de 60 acidentes por dia envolvendo motocicletas em João Pessoa. O Maio Amarelo é exatamente para que a gente possa desenvolver atividades de enfrentamento a esses acidentes e eventuais mortes no trânsito”, afirmou Benilton Lucena, destacando a necessidade de atividades educativas, principalmente de respeito às faixas de pedestres e à exclusiva para ônibus na cidade.

CMJP debate Mobilidade Humana

O vereador Renato Martins (PSB) ressaltou a importância de se utilizar o conceito de mobilidade humana no transporte público da Capital. Em abril, o parlamentar realizou audiência pública para enfatizar a necessidade das ações desenvolvidas para a melhoria do transporte serem pensadas e voltadas para as pessoas que fazem parte do sistema de transporte, como motoristas, pedestres, ciclistas e cobradores de ônibus.

Para o parlamentar, há a necessidade de investimentos na melhoria das calçadas e pavimentos padronizados e adaptados à acessibilidade. Renato Martins ainda se posicionou contra a dupla função do motorista de ônibus, quando este, além de dirigir, também precisa cobrar a tarifa de transporte dos passageiros. “Precisamos dos prestadores de serviços trabalhando com satisfação e segurança para poderem desempenhar suas funções sem estresse e com tranquilidade”, afirmou.

Parlamentar pede ônibus climatizados em JP

O vereador ainda defendeu a climatização dos ônibus da Capital. Segundo Renato Martins, a medida é viável, desde que os Governos do Estado e do Município possam reduzir, respectivamente, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o preço público sobre o transporte coletivo. Com essa economia, o vereador garante que daria para custear tanto a mudança gradativa de frota quanto o aumento do consumo de diesel nos carros climatizados.

Vereador cobra campanha educativa em respeito às ciclovias da Capital

Em pronunciamento realizando em junho, o vereador Dinho (PR) destacou a necessidade da realização de campanhas educativas de conscientização e respeito às ciclovias da Capital, em um trabalho direcionado aos ciclistas, aos pedestres e aos motoristas. Ele ainda ressaltou a importância das ciclovias para ciclistas e para trabalhadores da construção civil.

“Gostaria de solicitar à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) a realização de campanhas de educação e respeito às ciclofaixas. Elas são de grande importância tanto para os esportistas quanto para os trabalhadores da construção civil, que muitas vezes usam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho”, argumentou.

Emendas à LDO 2016

Os vereadores ainda elaboraram emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO 2016 envolvendo a mobilidade na Capital. É o caso de Raoni Mendes (PDT), que sugeriu a instalação de 200 faixas elevadas de pedestres nas proximidades das escolas municipais de ensino de João Pessoa. Segundo o parlamentar, o intuito da medida é garantir mais segurança urbana nas proximidades das instituições.

Já Lucas de Brito (DEM), propôs a construção de estacionamentos públicos para bicicletas (bicicletários) no Centro Administrativo Municipal e no Paço Municipal. Os espaços serão destinados aos servidores, visando a incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção e diminuir os congestionamentos na cidade.

Parlamentar é atendido em requerimento de sinalização

O vereador Marmuthe teve um de seus requerimentos atendido pelo Executivo, que acatou a ideia de implantar placas bilíngues de sinalização de trânsito, turística e de orientação na Capital. O intuito foi orientar os deslocamentos dos condutores, sobretudo os turistas que visitam a cidade em qualquer período do ano.

"Uma cidade turística como João Pessoa precisa informar melhor aos visitantes estrangeiros sobre a variedade de hotéis, bares, restaurantes e outros pontos importantes da cidade. Ou seja, devemos oferecer todas as condições necessárias para que os turistas de outros países possam transitar com facilidade, conhecer as belezas da nossa terra e retornar outras vezes. Por isso, a implantação das placas bilíngues de sinalização é correta e chega em boa hora", afirmou Marmuthe.

Acessibilidade em calçadas

Zezinho Botafogo (PSB) solicitou, em março, a realização de adaptações com vistas à acessibilidade nas calçadas que estão sendo construídas ao longo da Avenida Cabo Branco, na orla da Capital. O vereador defendeu que esses serviços são necessários e imprescindíveis para atender, principalmente, os deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, que reclamam de problemas ao longo do percurso.
Adote um abrigo de ônibus

Já em maio, o vereador Fernando Milanez (PMDB) sugeriu a realização de parcerias público-privadas para garantir a manutenção e conservação das paradas de ônibus. O parlamentar propôs que empresas e entidades possam “adotar” os abrigos em troca de espaço para publicidade nesses equipamentos.

Notificações de infração via celular

O vereador Bosquinho (DEM), por sua vez, propôs, em junho, a possibilidade de o cidadão em João Pessoa poder acionar órgãos de fiscalização de trânsito pelo smartphone e gerar notificações de possíveis infrações. O parlamentar ainda ressaltou a necessidade do bom convívio entre os ciclistas, motoristas e pedestres.

“Que as vias sejam compartilhadas entre motoristas, pedestres, ciclistas e esportistas. As pessoas precisam, antes de mais nada, se respeitarem nesses espaços. A ideia é que, através de um smartphone, o cidadão possa postar uma foto ou vídeo, e esse conteúdo possa se transformar em uma infração notificada”, explicou Bosquinho.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.