Cultura
Clube de poesia Birita Poética comemora primeiro aniversário no centro histórico de JP
25/04/2025

Da Redação
O clube de poesia “Birita Poética” celebra seu primeiro aniversário no pátio do Vila do Porto, Centro Histórico de João Pessoa, neste domingo (27), às 15h, reunindo seus membros e convidados para uma tarde de produção escrita, exercícios criativos e brindes ao espírito das musas e dos musos que sopram lirismos pelos ares da Paraíba.
Idealizado pelas poetas Débora Gil Pantaleão, Cris Estevão e Danielle Alexa em abril de 2024, o clube se reúne a cada último domingo do mês com o propósito de reunir aspirantes, amantes e veteranos da escrita poética, que buscam um espaço para partilhar, de forma coletiva, a paixão pela arte lírica da palavra versificada. Acompanhando a poesia que resiste e existe em cada um, o clube propõe momentos de descontração e liberdade que prezam por criar e fazer falar o ímpeto dessa mesma poesia que nos habita e que, por falta de oportunidade, muitas vezes, acaba adormecida.
As reuniões, também chamadas de “encontrões”, são gratuitas e abertas ao público adulto, e acontecem em estabelecimentos parceiros da cena cultural pessoense, buscando ocupar e movimentar a cidade e os seus corações boêmios e artísticos. Em seu quinto encontrão, que ocorreu em setembro do ano passado, o Birita Poética participou do Alumiô Festival, trazendo um espaço para a poesia e a escrita criativa em sua programação diversificada. A cada encontrão, o clube elege ciclos de poesia, que são temáticas livres usadas como motivo ou inspiração para os participantes escreverem e compartilharem seus versos em torno delas. Destes desdobramentos da prática com a poesia surgem declamações, ensaios estéticos e reflexões, além da abertura para novas ideias e experimentações com a escrita.
Para Cris Estevão, uma das pioneiras do clube e autora de Morrerá em cada esquina do seu corpo uma pessoa só (São Paulo: Benfazeja, 2016), “o Birita Poética nos proporciona um encontro mensal com poetas contemporâneos que nos faz refletir sobre a importância do ‘compartilhar poesia’. Juntos trabalhamos o fazer poético de forma leve, despretensiosa e nada burocrática. Por essas e outras coisas, fico muito feliz de viver isso com vocês.”
Danielle Alexa, nome importante da iniciativa do clube e defensora da intervenção poética em João Pessoa, diz que “O Birita Poética é lugar de troca, de escuta e de encontro. Encontro dos amantes da poesia e da literatura, seja para quem escreve ou quem lê. É um espaço em que a gente pode estreitar os laços, nos fortalecer e, como consequência, ampliar a disseminação da literatura pessoense e paraibana. A gente diz poesia, escreve, assiste ao pôr do sol e toma uma cervejinha num domingo que poderia ser ocioso, mas que vira um deleite na companhia valiosa de cada pessoa que ali está. Vida longa à birita poética! Que permaneça e continue a espalhar poesia por aí.”
Outra escritora membro do clube, Natália Luna, autora de Rumina (Cotia, SP: Urutau, 2023) e Íntimo Exílio (Cotia, SP: Urutau, 2019), afirma: “O encontro do Birita Poética, pra mim, é o da partilha da poesia, do prazer do texto, da escuta ativa por algum arrebatamento, algum insight que ali pode surgir, da sempre possibilidade de desbravar a linguagem que pulsa e é enérgica, fazendo com que escritores e escritoras, ou pessoas que apenas querem experimentar a escrita criativa ou curiosos, se reunam com alguma regularidade para essa troca sensível. Fruir a escrita, estar aberta à escuta e se desafiar ao novo na linguagem é algo maravilhoso que o encontro possibilita, por isso o evento do Birita continua me instigando. O desafio pra mim é apenas de encontrar brecha na agenda e não coincidir com outras coisas, e espero que o Birita continue sendo essa partilha bonita, espontânea e visceral.”
O clube “Birita Poética”, entusiasta dos contornos que a poesia pode proporcionar, busca se tornar um espaço-tempo, um momento, em que velhos e novos nomes da poesia continuem, sempre e mais, se encontrando e brindando a lírica da vida, a vida como se ela fosse uma autora eterna de sua própria beleza.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.