Artes

Cineasta é homenageado pela Câmara Municipal de Sousa

Reconhecimento


27/05/2014

O Cineasta paraibano Vladimir Carvalho será homenageado pela Câmara Municipal de Sousa, durante sessão solene que será realizada na tarde e noite desta terça-feira (27).

Vladimir vai receber das mãos do vereador Lafayette Gadelha a medalha Governador Antônio Mariz. A medalha é a mais alta comenda do poder Legislativo sousense concedida a pessoas que prestaram serviços relevantes ao município de Sousa. No caso do cineasta, nos anos 60, Vladimir Carvalho dirigiu e produziu o premiado filme “O País de São Sarue” que teve como principal cenário a cidade de Sousa com depoimentos de figuras importantes da política de Sousa, como do ex-prefeito Antônio Mariz e do industrial e político Zé Gadelha.

O documentário “O Pais de São Saruê” fala sobre a região sertaneja do Rio do Peixe (localizada no polígono nordestino da seca, região fronteiriça entre Paraíba, Pernambuco e Ceará) e a evolução de suas atividades econômicas.

Inspirado no título de um cordel do conhecido autor paraibano Manoel Camilo dos Santos, O País de São Saruê é um filme denso sobre a relação do homem e a terra. As imagens realistas e as dificuldades da sobrevivência no sertão, principalmente na região de Sousa, surgem de modo particularmente forte na tela. Finalizado em 1971, foi proibido e liberado pelos órgãos de censura apenas em 1979. Selecionado para o Festival de Brasília no mesmo ano, recebeu o Prêmio Especial do Júri.

FESTISSAURO tem segundo dia de exibição

Depois do sucesso de público do primeiro dia de exibições o FESTISSAURO tem continuidade durante esta terça-feira(27/05) com palestras, homenagens e exibição de Filmes.

 

Na Mostra Velho do Rio de filmes de longa-metragem convidados, que inicia ás 15h e 30min, será exibido o documentário MAMONAS PRA SEMPRE do cineasta Cláudio Kahns. MAMONAS PRA SEMPRE conta a história da banda Mamonas Assassinas, cuja meteórica carreira – de oito meses e mais de 3 milhões de discos vendidos – foi interrompida pelo acidente aéreo que culminou na morte de seus cinco integrantes, chocando e comovendo o Brasil.

Já durante a noite será a estréia da Mostra Competitiva Rastro do Boi e da Ema de Curta-metragem Paraibano com a exibição de 8 filmes de curta-metragem. Confira a programação completa, acesse o blog: http://festissauro.blogspot.com.br/.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //