Paraíba

Chuvas: Começam ações preventivas em localidades de João Pessoa

Chuvas


14/01/2013



 Com a possibilidade de fortes chuvas em João Pessoa durante o verão, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) iniciou, nesta segunda-feira, 14, as ações preventivas para o período chuvoso nas 31 áreas de risco de João Pessoa. Os trabalhos estão sendo realizados nas comunidades Saturnino de Brito (Trincheiras), Renascer e Santa Emília de Rodath (Distrito Mecânico) e seguem nessas localidades até o final desta semana.

Estão sendo implementadas ações como identificação e retirada de famílias em risco iminente; poda ou corte de árvores; limpeza e retirada de lixo; recuperação do pavimento em paralelepípedo do acesso principal; desobstrução da rede de esgotamento sanitário; assistência saúde na comunidade e conscientização ambiental.

De acordo com o assessor técnico da Defesa Civil, Alberto Sabino, há 150 famílias em situação de risco na Comunidade Saturnino de Brito e mais 90 na mesma situação na Renascer. Ele afirmou que essas famílias deverão ser encaminhadas para abrigos provisórios ou para o auxílio social, dependendo de cada caso.

Alberto Sabino destacou que as ações de conscientização ambiental para os moradores são fundamentais. “Mesmo sabendo que a coleta de lixo é realizada periodicamente, ainda há dificuldades porque parte da população não colabora”, disse.

Ações antecipadas no São José

A Defesa Civil antecipou as ações de prevenção no Bairro São José para a próxima segunda-feira (21). “De acordo com o calendário inicial, a programação começaria em fevereiro, mas por causa das chuvas, a vegetação aquática e grande quantidade de lixo, o rio corre risco de transbordar e alagar as casas”, afirmou Alberto Sabino.

Além da São José, na próxima semana as ações serão implementadas também nas comunidades Tito Silva (Miramar), Santa Clara e São Rafael (Castelo Branco).

Plano de Contingência

Segundo a Defesa Civil, há muitos problemas em comum nas 31 áreas de risco em João Pessoa. O plano deve ser executado em 12 semanas, incluindo obras e ações em duas ou três comunidades por semana.

Apesar das chuvas do último final de semana na Capital, não foram registradas ocorrências graves na cidade. “Estamos trabalhando na prevenção justamente para evitar problemas maiores no período chuvoso”, disse o assessor técnico do órgão.

O Plano de Contingência é executado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); Guarda Municipal; Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob); e as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS); além da Companhia de Águas da Paraíba (Cagepa) e Energisa.

Menos riscos

No ano passado, a cidade possuía 35 áreas de risco. Porém, quatro foram retiradas da relação da Compdec. São elas: Jardim Mangueira, Asa Branca, Paulo Afonso e Riachinho.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //