Paraíba

Chuvas arrastam calçamento, alagam ruas e prejudicam hospital

Em Catolé do Rocha


04/11/2013



 As primeiras e fartas chuvas caídas no interior da Paraíba trouxeram muita alegria para aqueles que vivem da agricultura e pecuária, mas também ocasionaram alguns transtornos aos moradores dessas localidades. A cidade de Catolé do Rocha foi a que recebeu o maior volume de chuva, registrando 112mm. Apesar da necessidade da água, a chuva inesperada causou transtornos, alagando várias ruas e causando danos ao Hospital Regional da cidade.

A chuva chegou a levar parte do calçamento de algumas ruas e encostas desmoronaram. Outro problema grave foi o comprometimento do teto do Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos. A água acumulada na calha principal da cobertura provocou transbordamento, no forro de gesso e calhas das lâmpadas, inundando a recepção, corredores e várias enfermarias. Os pacientes precisaram ser transferidos.

De acordo com previsão da AESA, a chuva deve continuar em praticamente todo o estado, mas ainda não foi suficiente para retirar da situação crítica, 25 reservatórios que atualmente estão usando apenas com 5% da sua capacidade de armazenamento de água. Outros 32% já tem menos de 20% do quantidade ideal.

Veja os índices pluviométricos, segundo dados da Emater:

Catolé do Rocha 112mm
Cajazeiras 13,1mm
Bernardino Batista 102mm
Poço Dantas 82,3mm
Uiraúna 35,2mm
Poço José de Moura 36mm
Santa Helena 31.6mm
São José de Piranhas 10mm
Triunfo 51.3mm
Bom Jesus 28
Bonito de Santa Fé 8mm
Cachoeira dos Índios 33.7mm
Sousa 5,2mm
Aparecida 3.6mm
Lastro 28.5mm
Santa Cruz 21.8mm
São Francisco 18mm
Vieirópolis 48.2mm



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //