Economia

China importa quase 14 milhões de toneladas de soja em maio

Após queda histórica em abril, importações de soja pela China saltam para 13,92 milhões de toneladas em maio, puxadas pela produção brasileira.


09/06/2025

(Foto: Reprodução)

Anna Barros

Com a liberação alfandegária de volta ao fluxo normal, as importações de soja pela China superam o mês de abril e chegam a número recorde de 13,92 milhões de toneladas métricas em maio. A quantidade representa mais do que o dobro do que foi importado no mês anterior.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Em abril, o nível de importações atingiu o número mais baixo dos últimos 10 anos. Foram cerca de 6,08 milhões de toneladas métricas. As principais causas para a queda foram os atrasos na colheita da soja somados a problemas logísticos.

O montante do mês de maio representou um aumento de 36,2% em relação ao mesmo período de 2024 (10,22 milhões de toneladas), baseado nos cálculos da Reuters. Nos primeiros cinco meses de 2025, as importacões somaram 37,11 milhões de toneladas – um recuo de 0,7% quando comparado ao último ano.

Atualmente, o Brasil é o maior exportador da China, além de o maior produtor do grão. Segundo o governo, em maio, o país exportou 14,10 milhões de toneladas de soja – a maior parte foi enviada para o gigante asiático.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.