Paraíba
Caso Kelton Marques: Motoboys bloqueiam Retão de Manaíra em protesto contra saída de Ruan Macário da prisão
26/05/2025

Motoboys interrompem o tráfego no Retão de Manaíra, em João Pessoa. (Foto: Semob-JP)
Da Redação / Portal WSCOM
Um protesto de motoboys interrompeu parcialmente, na tarde desta segunda-feira (26), o tráfego no cruzamento da Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, o Retão de Manaíra, em João Pessoa. Os manifestantes contestam a decisão judicial que concedeu a prisão domiciliar a Ruan Macário, condenado pela morte do entregador Kelton Marques em 2021.
Os manifestantes se reuniram no local do atropelamento, em frente ao supermercado Pão de Açúcar. Além dos motoboys, familiares da vítima, incluindo o pai de Kelton, Jailson Souza, participaram do ato. Segundo ele, o objetivo é pressionar o retorno de Ruan Macário à prisão.
Ruan foi condenado em dezembro de 2023 a 13 anos e quatro meses de reclusão por homicídio qualificado com dolo eventual. O crime ocorreu quando ele ultrapassou o sinal vermelho em alta velocidade e sob efeito de álcool e drogas, atropelando Kelton Marques, que voltava para casa após o trabalho. A batida destruiu a motocicleta da vítima, arremessou seu corpo e danificou o muro de um prédio. Latas de cerveja e entorpecentes foram encontrados no carro do acusado.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A juíza Juliana Accioly Uchôa, da 1ª Vara Mista de Catolé do Rocha, autorizou a progressão da pena para o regime semiaberto com monitoramento por tornozeleira eletrônica. Ela também reclassificou o crime para homicídio simples, reduzindo o tempo necessário para progressão de 40% para 25% da pena total. A magistrada considerou remissão de pena por estudo, trabalho e boa conduta no Presídio Padrão de Catolé do Rocha.
A defesa da família de Kelton Marques, representada pelo advogado Luiz Pereira, afirmou que vai recorrer da decisão. “Nós insurgimos contra a redução da pena e, para isso, o Ministério Público já manifestou interesse de recorrer. A assistência de acusação, que é a família representada por mim, também manifesta intenção de recorrer”, declarou.
Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) estiveram no local do protesto para orientar o tráfego e evitar transtornos maiores no cruzamento afetado.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.