Paraíba

Captura de do caranguejo-uçá está proibida na Paraíba; medida visa proteção em momento de reprodução da espécie

Também estão proibidos o transporte, beneficiamento e comercialização do caranguejo-uçá nestes períodos.

11/01/2020


A partir deste sábado (11), caranguejo da espécie “ucá” não podem ser capturados na Paraíba. A instrução foi publicada na edição do Diário Oficial da União e impede ainda o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do crustáceo. A medida vale até quinta-feira (16).

 

Na publicação, foi determinado a proibição do transporte, beneficiamento e comercialização do caranguejo-uçá nestes períodos. A exceção se dá para empresas que trabalham com a espécie quando fornecerem, até o último dia útil que antecede cada período de ”andada”, a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes.

 

O chamado período de “andada” da espécie corresponde aos dias de lua cheia, e é a fase reprodutiva em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos.

 

“O transporte e a comercialização dos produtos deverão estar acompanhados, desde a origem até o destino final, de Guia de Autorização de Transporte e Comércio, emitida pelo IBAMA, após comprovação de estoque declarado”, orienta a publicação.