Eventos

Cantora Céu e grupo Tarancón integram programação do Festival de Areia nesta se

Festival de Areia


17/07/2014



A cantora paulista Céu está entre as atrações do Festival de Artes de Areia, nesta sexta-feira (18). Além da música, a programação conta com mostra de cinema, teatro, poesia e várias oficinas literárias. No polo Guantanamera, das 8h às 12h, acontece a oficina de contação de histórias “Luz, Sombras…Contação!”,das recifenses Mariane Bigio e Mila Bigio. Nela, os interessados em literatura irão trabalhar o folclore brasileiro, por meio da construção de bonecos de sombra.

A oficina ministrada pelas pernambucanas acontece até o sábado, assim como a de Rodrigo Portella, do Rio de Janeiro, que também ministra, no mesmo horário e local, a oficina “Inspirações Latino – americanas”. A proposta é incentivar a produção de textos dramáticos, inspirados em fragmentos poéticos e narrativos extraídos da obra de dois grandes escritores latino-americanos do século XX: o chileno Pablo Neruda e o colombiano Gabriel García Márquez.

Outra oficina de literatura, que também ocorre nesta sexta-feira e sábado, ainda no polo Guantanamera, é a do paraibano Arthur Maia. “Tecendo Histórias” é voltada para adolescentes entre 12 e 16 anos de idade. Com o objetivo de produzir coletivamente uma narrativa escrita capaz de conectar as múltiplas percepções e desejos dos integrantes.

Cinema – A programação do Festival de Artes de Areia ainda oferece ao público duas mostras de cinema no polo Glauber, no auditório do Colégio José Américo. A primeira é a mostra de cinema infantil e acontece a partir das 14h, exibindo “Sonhando Passarinhos”, dirigido por Bruna Carolli, de Brasília; “Antes que o verão Acabe”, dirigido por Marília Nogueira, de Minas Gerais; “O mistério do Boi de Mamão”, dirigido por Luiza Lins, de Santa Catarina; e “Cores e Botas”, dirigido por Juliana Vicente, de São Paulo.

Já às 19h, serão exibidos seis filmes na mostra de curtas-metragens: “Gatilho de Prata”, dirigido por Bruno de Sales, de João Pessoa; “Ilha”, dirigido por Ismael Moura, de Cuité; “O Lendário Escritor de Frases de Biscoito da Sorte”, dirigido por Marcelo Quixaba, de João Pessoa; “Inominável”, dirigido por Felipe Lavorato, de Campina Grande; “Carne”, dirigido por Carlos Nigro, de Recife; e “Lex Talionis”, dirigido por João Paulo Palitot, de João Pessoa.

Teatro, dança e poesia – O polo Gracias a la Vida recebe, às 16h, o Palhaço Bisgoio, de São Paulo. Explorando todas as suas peculiaridades artísticas, Neto Donegá criou o espetáculo solo “Sananab”. O trabalho retrata o universo de Bisgoio em um encontro poético que tem como principal motivo a troca entre o palhaço e o público. Na linguagem de dança, o argentino Camilo Vacalebre e Rosa Schramm apresentam a performance “Matéria”, às 16h, no polo As Veias Abertas.

O grupo As Cambindas Brilhantes, de Lucena, representam a cultura popular nesta sexta-feira. A partir das 17h, no polo Carbureto, ele apresenta temas e cantos de influência africana, referindo-se às cenas do cotidiano. O mesmo polo, logo em seguida, recebe a apresentação de “Cortejo de Caretas”, do Grupo Teatro de Caretas, do Ceará. O espetáculo traz em cena Alcantara Costa, Beto Meneis, Juliana Santana, Non Sobrinho, Vanéssia Gomes eVera Araújo.

O palhaço Tomate chega ao polo Gracias a la Vida, às 19h, com o espetáculo “Tomate, Puro Tomate.” Comediante argentino, o artista explora a construção de balões, fazendo instrumentos, personagens e dispositivos para falar de tipos sociais, de estruturas políticas e para fazer troça da vida. Em 22 anos de risadas e aplausos, Victor Avalos, criador de Tomate, já percorreu 25 países com seu espetáculo solo inflando, soprando e dando vida a uma série de personagens.

O sarau “Do amor e outros demônios” seráapresentado às 20h, no polo Carbureto. A Ariel Coletivo Literário, de Campina Grande, irá encenar textos poéticos e fragmentos de obras narrativas que trazem o amor em suas mais diversas formas. O trabalho aproxima o leitor do seu ouvinte e estabelece, entre eles, uma relação de cumplicidade dentro desse sentimento. No mesmo horário, no polo Gracias a la Vida, a Compassos Cia de Dança, do Recife, apresenta o espetáculo “Os sete buracos”. Os bailarinos Gervásio Braz, Marcela Aragão, Marcela Felipe e Patricia Costa propõem um jogo entre dança e teatro em quatro atos.

Música – A partir das 21h, acontece a estreia do polo Science com a banda campinense Oxent Groove, o grupo paulista Tarancón e a cantora paulista Céu. Oxent Groove é formada por quatro músicos que mostram em seu show uma releitura de clássicos da música popular nordestina com roupagens novas, além de incluir trabalhos autorais com influências da música regional e world music.

Tarancón começou sua trajetória no início da década de 70, sendo, portanto, um grupo pioneiro a mesclar música brasileira com a latinoamericana. Já a cantora Céu traz para Areia um show elogiado pela crítica e público: Catch a Fire, disco de Bob Marley. A aproximação de Céu com o reggae roots aconteceu por meio do projeto 73 Rotações, em que nomes da nova música brasileira interpretam álbuns clássicos na íntegra.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //