Notícias

Campus da UFPE mais perto do Litoral Norte

EDUCAÇÃO


17/12/2016



O ministro da Educação, Mendonça Filho, recebeu o deputado federal Severino Ninho (PSB/PE) para discutir a construção de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos limites de Goiana com Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, A conversa realizada a pedido do socialista, que idealizou o projeto, aconteceu na manhã de hoje (16) e entusiasmou Mendonça, que vai agora marcar uma reunião com o reitor da UFPE para discutir a ideia. O terreno para a obra não será problema, pois empresário Frederico Vilaça, dono da Usina São José, em conversa com o deputado Severino Ninho, fez a oferta gratuita do mesmo.

Com a expansão da UFPE ao Litoral Norte de Pernambuco, vão ser beneficiados, principalmente, os estudantes dos municípios de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma, Itamaracá e Goiana, que juntos somam quase 600 mil habitantes. “Essa é uma região em pleno desenvolvimento, com cidades industrializadas e uma população crescente. Apesar dessas características, não existe naquela região qualquer instituição pública de ensino superior, estando as mais próximas no Recife. Sendo assim, as pessoas só têm duas opções: pagar faculdades particulares ou enfrentar ônibus lotados, com passagens salgadas, até a Capital”, justificou Severino Ninho.

Além da dificuldade para se chegar a uma universidade pública, pesa a favor da expansão da UFPE em direção ao Litoral Norte o fato de lá estarem instaladas várias indústrias que precisam de profissionais qualificados. Em Goiana, cidade que fica no limite entre Igarassu e Itapissuma, está sediada a Fiat e um Polo Farmacoquímico. Em Itapissuma, fica a Ambev, maior cervejaria da America Latina, e a Petrópolis, outra gigante de bebidas. “Por esses fatores é que a região precisa da universidade mais perto. Obviamente que os cursos oferecidos nesse novo campus devem atender a essa demanda da economia local, que clama por técnicos gabaritados”, pontuou o parlamentar socialista.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.