Política

Câmara vai convocar cúpula da Segurança da Paraíba para debater o aumento da vio

Aumento da Violência


21/03/2013



A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal aprovou na tarde desta quarta-feira (20), requerimento de autoria do deputado federal Major Fábio (DEM-PB), para a realização de uma audiência pública para debater os problemas relacionados aos elevados índices de violência no Nordeste, especialmente nos estados de Alagoas e Paraíba.

Serão convidados os secretários de segurança Pública e Defesa Social, os comandantes da Polícia Militar e os chefes da Polícia Civil.

Para justificar sua proposição, o Major Fábio apresentou os recentes estudos divulgados pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA), onde os Estados de Alagoas e Paraíba foram apontados como ocupantes do 1º e 3º lugares, respectivamente, no índice de mortalidade por meio de armas de fogo no Brasil.

As Capitais, Maceió e João Pessoa, foram apontadas como ocupantes do 6º e 9º lugares, respectivamente, entre as 50 cidades mais violentas do mundo, pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal.

O Major Fábio manifestou sua preocupação com a insegurança que toma conta da grande João Pessoa e até de cidades do interior da Paraíba. “Não bastasse o crescimento nos homicídios, explosão de bancos e terminais, agora até hospitais estão sofrendo com os assaltos. Isso é lamentável. Basta, a Paraíba pede paz”. Ele também chamou atenção para os dados levantados pela Secretaria de Segurança do Estado que mostram que nos últimos dois anos, 3.222 pessoas morreram de maneira violenta na Paraíba. Somente em 2012 foram 1.542 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

-A triste constatação é que nos últimos dois anos do atual o governo da Paraíba esse número aumentou cerca de 8%, desabafou o Major que tornou a chamar atenção da situação das divisas da Paraíba. “Nossa Paraíba está com suas divisas abertas. Não tem policiamento e essa situação beneficia o crime organizado que entra e sai a qualquer hora com armas e drogas. O governo precisa fechar as divisas urgentemente, o Estado está perdendo o controle e a insegurança tem reinado na Paraíba”, cobrou o Major Fábio.

Durante os debates na Comissão de Segurança Pública, vários parlamentares elogiaram a iniciativa do Major Fábio. Para ele, o apoio dos deputados poderá contribuir para apontar a solução dos problemas advindos desse grave problema. “Estamos no caminho certo. A nossa luta para tornar o Brasil um País de paz é incansável”, garantiu o Major.

O deputado Pastor Eurico (PSB-PE) pediu a inclusão do secretário de Defesa Social de Pernambuco. Como o tema despertou o interesse de toda a Comissão, o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) também solicitou a inclusão do Estado da Bahia, onde segundo ele, os índices de violência e criminalidade são preocupantes. A reunião será realizada já no mês de abril.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //