Saúde

Cadeia Pública de Bayeux recebe ação de saúde itinerante nesta terça

Bayeux


04/02/2014



O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), realizou a segunda ação do Projeto de Saúde Itinerante, nesta terça-feira (4), na Cadeia Pública de Bayeux, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade. A ação foi executada pelo Eixo de Saúde da Gerência de Ressocialização da Seap, com o intuito de avaliar o quadro clínico dos reeducandos e reforçar o combate à hipertensão, diabetes, AIDS, tuberculose e hanseníase.

O Secretário da Seap, Wallber Virgolino, explicou que o projeto de ações itinerantes está programado para acontecer durante todo o ano, de acordo com um cronograma estabelecido através de planejameto. “Ainda estamos concluindo as estatísticas de 2013, mas os atendimentos se aproximam de dez mil consultas no ano, mantendo a média de 2012. Vamos atuar de forma preventiva para evitar que a saúde dos apenados seja preservada da melhor forma possível, e com isso, resguardar a integridade física e mental de cada reeducando do Sistema Prisional Paraibano”, disse. Segundo a Gerência de Ressocialização, a prioridade deste projeto é focar o atendimento em unidades penais que não tem equipes de saúde para atender os presos, como é o caso na Cadeia de Bayeux.

Os reeducandos foram atendidos por 15 profissionais, divididos em equipes de enfermagem, serviço social, psicologia e médica. Sendo a equipe médica formada por profissionais da Secretaria de Saúde de Bayeux. Segundo a coordenadora de saúde da Seap, Amália Medeiros, a ação providenciou ainda o prontuário médico para os detentos que não dispunham do documento, com o objetivo de implantar um prontuário geral padronizado para todos os 94 presos da unidade prisional. A estimativa é que até o final do dia sejam atendidos 50 apenados da Cadeia de Bayeux, além da criação do prontuário, todos vão fazer teste rápido de HIV, glicemia, aferição de pressão arterial e busca ativa de casos de tuberculose e hanseníase. A próxima unidade penal a receber o atendimento do projeto é Catolé do Rocha.

A direção da Unidade explicou que teve total apoio da Seap, da Prefeitura de Bayeux e até da juíza da cidade. “Hoje temos 94 reeducandos aqui na unidade, em janeiro solicitamos o atendimento de saúde na Seap, na prefeitura e fomos prontamente atendidos e até a juíza da comarca colaborou”, disse Helder Candeia, diretor da Cadeia.

O reeducando Pedro dos Santos Policarpo de 26 anos, que está preso por porte ilegal de arma há dois anos e nove meses comentou que esse trabalho de saúde é ótimo para todos que cumprem pena em Bayeux, porque evita que todos os presos se tornem mais um problema através da saúde.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //