Cultura
Cabedelo abre 4ª Edição do Festival Conexão Teatro e Dança
Programação acontece durante todo o mês, com espetáculos, oficinas, formações e apresentações artísticas
05/04/2024
Portal WSCOM
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abriu, na última quarta-feira (03), a 4ª Edição do Festival Conexão Teatro e Dança de Cabedelo. O lançamento da programação – que se estende até o próximo dia 27 – aconteceu no Teatro Santa Catarina e contou com apresentações culturais abertas ao público.
O projeto integra e amplia o mercado para os artistas e coletivos de dança e do teatro no município, através de ações que possibilitem a troca de saberes e fazeres entre a cadeia produtiva local, com profissionais, coletivos e escolas de teatro e dança do Estado e do País.
A programação do Conexão será realizada no Teatro Santa Catarina, no Centro Cultural Mestre Benedito, na Fortaleza de Santa Catarina e na Praça Getúlio Vargas, contando com espetáculos, oficinas, formações e apresentações artísticas. A iniciativa busca promover a integração e o estímulo para a valorização da história da dança e do Teatro locais e reconhecendo tais manifestações como elementos importantes para a formação artística e para o desenvolvimento social da região.
“O Conexão já está incluído no calendário municipal de eventos turísticos e culturais com base em lei municipal aprovada na Câmara. E hoje está tendo início mais uma edição. Será um mês de várias atividades, ações formativas, oficinas, intercâmbios, apresentações artísticas de teatro, de dança, de circo…Só temos a agradecer a iniciativa da gestão municipal e a todos os parceiros, como o Governo do Estado e comerciantes locais”, ressaltou o secretário de Cultura de Cabedelo, Igobergh Bernardo.
Apresentações culturais – A primeira noite do Conexão Teatro e Dança no Teatro Santa Catarina teve a apresentação de um trecho do espetáculo “Mar de Memórias”, da Companhia de Teatro Art’culados In Cena de Cabedelo. A noite também contou com a performance artística da Escola de Dança de Cabedelo com os solos: “Força”, com a bailarina Maria Rosa; “Das memórias, o que restou”, com a bailarina Vitória Izabel; “Desvenda-me”, com a bailarina Anny Evellyn.
O público ainda pode prestigiar a coreografia do Ballet Jovem de Cabedelo intitulada “Valsa das Horas” (do ballet Coppélia baseado no conto Der Sandmann). A abertura no teatro contou ainda com apresentações de manifestações folclóricas, como o carismático grupo de Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito, sob o comando da mestra Teca do Coco – o grupo folclórico mais antigo da cidade; e a alegria do grupo Catarina que recentemente foi assumido pelos agentes culturais Mônica Costa e Sanderson Guedes.
“Viver essa experiência do Conexão foi maravilhosa. Nós vibramos com cada construção artística e agora vendo as performances percebemos muita maturidade e equilíbrio e isso nos deixa mais suaves. Atualmente temos um repertório cultural que nos dá referência e isso é extremamente gratificante. Lembro que, na primeira edição, estávamos preocupados com formação de público e atualmente nós temos público para qualquer evento que fazemos”, ressaltou a secretária adjunta de Cultura Vera Simões.
“Esse é um evento tão bom que só eleva as nossas atividades culturais. Quando aparecem as oportunidades, temos que abraçar, mostrar o que é nosso, o que é bonito… E tem muita coisa bonita em Cabedelo, principalmente quando se junta tudo”, afirmou Teca do Coco.
“Estamos participando do Conexão com uma grande satisfação. A Secult foi muito feliz de criar essa mobilização em torno do teatro e da dança e dar oportunidade aos artistas. É uma satisfação trazer o Catarina, como já fiz com outros grupos. Será uma troca de experiência da arte e da cultura muito importante que só engrandece nosso município. Seria muito bom que os jovens participassem dessas oficinas que vão acontecer neste evento”, afirmou Mônica Costa.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.